Remo: Fabiana Beltrame comenta conquista da medalha de prata no Pan

Quarta-feira, 15/07/2015 - 14:36
comentário(s)

A remadora brasileira Fabiana Beltrame chegou em segundo lugar na final do skiff simples peso leve na manhã desta quarta-feira e garantiu a medalha de prata. Foi a única do remo brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto.

Campeã mundial da prova em 2011, Fabiana já tinha ficado com a prata no Pan de Guadalajara, há quatro anos. Ela não escondeu seu abatimento com o resultado ao comentar seu desempenho, ao final da competição.

- Fica a frustração. Em 2011, e nesse meu último Pan também, não consegui. Mas tenho consciência de que fiz tudo o que pude, remei forte até o final - disse.

Fabiana chegou atrás da remadora Mary Jones, dos Estados Unidos, que ficou com o ouro ao marcar o tempo de 8m49s29. A brasileira cumpriu o percurso em 8m54s36. O bronze ficou com Lucia Palermo, da Argentina, com tempo de 9m01s16.

- Infelizmente ela (Mary Jones) remou melhor e mereceu - admitiu Beltrame.

A brasileira comentou que o vento forte atrapalhou a performance de todas as remadoras. Os tempos da prova foram bem mais altos do que nas classificatórias, na véspera.

- O vento mudou absurdamente de hoje de manhã, quando cheguei para treinar, a raia inclusive estava fechada, mas decidiram manter (a prova) - contou. - Eu realmente tenho que melhorar isso de remar na marola - reconheceu, ao fazer uma autocrítica.

A atleta do Vasco fechou os 2.000m sem liderar a prova em nenhum momento. Nos primeiros 500m, Fabiana apareceu em quarto lugar entre as seis participantes. Ela assumiu a vice-liderança ao completar os 1000m, atrás de Kenia Lechuga, do México. Mas a mexicana cansou na sequência. E quem assumiu a ponta foi Mary Jones.

Aos 33 anos, Beltrame conquistou a prata no Pan de Guadalajara também no skiff simples. Até então o melhor tempo da vida da remadora havia sido no último mês, na Copa do Mundo em Varese, na Itália (7m28s130). Ela também foi vice-campeã do Mundial.

Nesta quarta-feira, o último dia do remo no Pan, Gabriel de Moraes disputou a final B do skiff individual (que não vale pódio). O brasileiro terminou em quinto lugar com o tempo de 9m02s94. A última disputa no esporte foi a prova masculina do oito com. Os brasileiros terminaram em último lugar, com o tempo de 6m34s10. No pódio ficaram Canadá (6m07s01, ouro), Argentina (prata) e EUA (bronze).

A prata de Beltrame faz o Brasil chegar a 42 medalhas. Agora são 12 de ouro, 9 de prata e 21 de bronze. O país segue em 5º lugar no quatro geral de medalhas, atrás de Canadá, EUA, Cuba e Colômbia.

Fonte: O Globo Online