CBF promove reunião para padronização dos gramados do Brasileiro

Quarta-feira, 15/07/2015 - 12:43
comentário(s)

CBF promoverá nesta quarta-feira o primeiro encontro da Comissão Nacional de Inspeção dos Estádios. O objetivo central é discutir a padronização dos campos da Série A do Campeonato Brasileiro. Mas outros temas também estarão na pauta. O plano é fazer os ajustes durante as férias para que em 2016 já exista um padrão.

O gerente de competições da CBF, Manuel Flores, explica que não haverá um tamanho único. No entanto, quer que as variações sejam menores do que as permitidas pela Fifa. A entidade máxima estipula a medida mínima de 105m x 68m e a máxima de 110m x 75m (assista ao vídeo).

- A gente tem que entender que não se pode também estabelecer um número padrão. É preciso estabelecer um intervalo, como a Fifa faz. A ideia é diminuir o intervalo para nossa realidade. O intervalo da Fifa é muito grande - disse Manuel, para depois citar quais serão os outros temas a serem discutidos na reunião da comissão especial.

- Tamanho de campo, espessura de linhas, localização de marca de pênaltis, círculos centrais, largura de trave, ângulo de trave. Todas as medidas que envolvem campo de futebol a gente vai olhar - concluiu.

Em entrevista para o SporTV no dia 6 deste mês, o técnico do Atlético-MG, Levir Culpi, reclamou por não ver sua sugestão de padronização dos campos ser atendida. O treinador já havia falado sobre o assunto na CBF em reunião entre treinadores que aconteceu na sede da entidade no início deste ano. O comandante do Galo afirmou que não existe diferença de tamanho nas quadras de basquete e de vôlei.

- Nós estamos em 2015. Você vai fazer Campeonato Brasileiro com um campo maior que o outro. Comecei a brincar. Quem conhece uma quadra de basquete ou de vôlei maior que a outra? Tem times que tem campo 110m por 75m e querem continuar assim, porque sabem que vão lá e sofrem para ganhar - disse Levir.

Nove estádios dentre os usados no Brasileirão não seguem as recomendações da Fifa. A Vila Belmiro tem 105,8m x 70,3m. Ressacada, Orlando Scarpelli e Arena Joinville possuem 105m x 70m. O Morumbi tem 108,25m x 72,7m e o Couto Pereira 109m x 72m. Serra Dourada, Ilha do Retiro e São Januário, alterado por Eurico Miranda no começo de 2015, são os maiores, com 110m x 75m.

Fonte: Sportv.com