Vasco já utilizou 11 formações ofensivas e 15 jogadores diferentes em 13 jogos do Brasileiro

Terça-feira, 14/07/2015 - 02:24
comentário(s)

“Nosso problema é do meio para a frente”, disse o técnico do Vasco, Celso Roth, após a derrota por 2 a 0 para o Grêmio, a oitava do time no campeonato – a terceira seguida no Brasileiro. O diagnóstico não é novo, afinal é um tema recorrente mesmo na trajetória vitoriosa do Campeonato Carioca. Em 19º lugar na tabela do Brasileiro, com nove pontos, saldo de menos 16 gols e apenas cinco marcados em 13 jogos, o Vasco tem o pior ataque da competição – o lanterna Joinville fez um gol a mais. A média vascaína é de apenas 0,38 gol por partida – para efeito de comparação, seis jogadores marcaram a mesma quantidade ou mais gols do que o elenco em toda a competição. Levantamento do site Futdados mostra que a marca é ainda histórica: nunca um time marcou menos gols que o Vasco de 2015 quando a competição atingia a 13ª rodada nos pontos corridos.

Para Celso Roth, a confiança dos jogadores está abalada e tem sido determinante para o péssimo desempenho do setor ofensivo – desde a criação das jogadas até a conclusão das poucas que saem. No segundo tempo contra o Grêmio, por exemplo, algumas tramas saíram, mas sem grande perigo para o gol de Marcelo Grohe – numa delas Gilberto chutou no meio do gol, em passe de Eder Luis. Em outra, Eder dominou de frente para o gol, demorou a concluir e deu para trás para Guiñazu, que errou o passe para Andrezinho. Na última chance criada – foram três finalizações certas e quatro erradas na partida -, Herrera colocou a bola na área e Eder chutou longe.

Análise mais detalhada das escalações do Vasco mostra que Doriva e Roth testaram, ao todo, 11 formações diferentes do meio para a frente, com total de 15 jogadores utilizados no setor de criação e de ataque. Contra o Grêmio, o Vasco iniciou a partida com Dagoberto com a camisa 9 – o jogador já foi 11 e 10 antes -, isolado no ataque, com Riascos recuado, jogando como meio de campo praticamente. No segundo tempo, entraram Eder, Herrera e Gilberto, que pelo visto daqui para frente vai amargar a reserva. Em resumo: dos seis atacantes que viajaram para Porto Alegre, apenas Rafael Silva não foi utilizado.

O treinador do Vasco retorna do Rio Grande do Sul para comandar o primeiro treino da semana, que vai seguir quente, com promessa de mais protestos de torcedores e reuniões para acalma o ambiente em São Januário. Neste cenário de instabilidade, Roth deve seguir com jogadores mais experientes, acostumados à pressão, mesmo longe da melhor forma e melhor ritmo de jogo, na avaliação do técnico vascaíno.

- Temos que insistir com os que estão jogando, que têm potencial enorme. Vão ter que adquirir essa forma jogando. É assim... bota um pouco, tira, assim que estamos fazendo, tentando equilibrar. Dagoberto tem muita qualidade, mas fazia um mês que não jogava. Herrera chegou agora, Eder estava parado um ano e meio entrou 20 minutos contra o São Paulo, agora mais 35 minutos. E assim estamos. É desculpa? Não é. É o momento do Vasco. Temos que ter tranquilidade de não perder jogos, procurando ter mais qualidade na colocação desse jogadores para ir dando a eles a condição de melhorar técnica e fisicamente – disse o técnico do Vasco.

Confira abaixo as muitas caras do setor ofensivo do Vasco:

Jogadores utilizados no setor ofensivo:

Meias: Julio dos Santos, Dagoberto (que também jogou no ataque), Jhon Cley, Emanuel Biancucchi, Julio César, Marcinho, Bernardo e Andrezinho.

Atacantes: Rafael Silva, Yago, Gilberto, Thalles, Riascos, Eder Luis e Herrera (Romarinho e Mosquito, que não tem mais contrato com o Vasco, não tiveram chance no Brasileiro).

Formações diferentes do setor ofensivo jogo a jogo:

Vasco 0 x 0 Goiás – Julio dos Santos, Dagoberto (Marcinho); Rafael Silva (Yago) e Gilberto.

Figueirense 0 x 0 Vasco – Julio dos Santos (Jhon Cley), Dagoberto; Rafael Silva (Bernardo) e Gilberto.

Vasco 1 x 1 Internacional – Julio dos Santos e Marcinho (Yago); Dagoberto e Gilberto (Thalles).

Vasco 0 x 3 Atlético-MG – Julio dos Santos (Marcinho); Riascos, Rafael Silva e Gilberto.

Vasco 0 x 3 Ponte Preta – Julio dos Santos (Charles*), Dagoberto (Yago); Rafael Silva e Gilberto.

Atlético-PR 2 x 0 Vasco - Julio dos Santos (Riascos), Emanuel Biancucchi; Rafael Silva e Thalles.

Vasco 1 x 3 Cruzeiro – Jhon Cley (Thalles), Emanuel Biancucchi; Gilberto.**

Sport 2 x 1 Vasco – Emanuel Biancucchi (Julio dos Santos), Jhon Cley (Rafael Silva); Riascos (Julio César) e Gilberto.

Vasco 1 x 0 Flamengo – Julio César, Jhon Cley (Rafael Silva); Riascos (Thalles) e Gilberto (Lucas).***

Vasco 1 x 0 Avaí – Julio César (Rafael Silva) e Jhon Cley (Emanuel Biancucchi); Riascos e Gilberto (Julio dos Santos).

Chapecoense 0 x 1 Vasco – Emanuel Biancucchi (Jhon Cley) e Julio César; Riascos (Thalles) e Gilberto (Lucas).

Vasco 0 x 4 São Paulo – Andrezinho; Riascos (Eder Luis) e Gilberto (Thalles).****

Grêmio 2 x 0 Vasco – Julio César, Andrezinho; Riascos (Eder Luis) e Dagoberto (Herrera).

*Charles substitui Julio dos Santos após expulsão de Jordi.

**Partida que o Vasco iniciou com três volantes: Diguinho, Guiñazu e Jackson Caucaia.

***Estreia de Celso Roth após pedido de demissão de Doriva.

****Vasco novamente com três volantes até levar dois gols.

Fonte: GloboEsporte.com