Vasco tem 67% de chance de rebaixamento, e matemático alerta: 'A hora de reagir é agora'

Sexta-feira, 10/07/2015 - 06:46
comentário(s)

Foram jogadas apenas doze rodadas da Série A. Ainda é cedo para dizer quem vai ser campeão e, principalmente, quem vai cair. É o que avalia o matemático Tristão Garcia, que acredita que o título é decidido no primeiro turno e os rebaixamentos, no returno. Apesar disso, é bom o torcedor do Vasco, clube com apenas 9 pontos no Brasileiro, botar as barbas de molho. Atualmente, o time tem 67% de risco de rebaixamento.

— Não é grave, é um atraso reversível. O que quer dizer é que ele tem um terço do caminho para escapar. A hora de reagir é agora. Fazendo melhor campanha, tem um monte de times para alcançar — tranquiliza o matemático, que, ano após ano, publica em seu site Infobola (www.infobola.com.br/) as chances dos participantes do Brasileiro.

Depois de Vasco, estão Coritiba e Joinville, com 61% de risco de queda, enquanto o Santos tem 45%. Apesar de ser vice-lanterna da competição, o Vasco é o pior time do campeonato na média qualificada calculada pelo matemático, que leva em consideração a qualidade dos adversários e o fato do time jogar em casa. Nela, é considerada que o campeonato perfeito é aquele em que o clube vence seus jogos em casa e empata fora.

— Com esta média, sem derrotas, um time perfeito faria 76 pontos — explica Tristão, sobre a hipotética campanha. — Hoje, se o Vasco começar a fazer a campanha perfeita, chega, no máximo, a 59 pontos. Com isso, escapa do rebaixamento com muitas rodadas de antecedência. O Vasco não está morto. Preocupante seria se esse número permitisse o time chegar só a 45 pontos.

Nas próximas quatro rodadas, o Vasco enfrentará clubes fortes, que disputam posições na parte mais alta da tabela. Sábado, o adversário é Grêmio em Porto Alegre. Na sequência, Fluminense, dia 19, no Maracanã; Palmeiras, dia 26, no Rio; e Corinthians, em 2 de agosto, em São Paulo. Entre esses jogos, o time ainda fará dois jogos pela Copa do Brasil, contra o América-RN, dia 15 e 22. O calendário assusta até o matemático.

— O melhor é não olhar muito os adversários. Essa sequência seria difícil para qualquer time — diz.

Fonte: Extra Online