Futebol Americano: Com 4 vascaínos e o técnico, Seleção estreia nesta 5ª, às 16h30 na Copa do Mundo; veja ao vivo

Quinta-feira, 09/07/2015 - 15:39
comentário(s)

Mesmo sem dinheiro para viajar para os Estados Unidos, a seleção brasileira estreia no Mundial de Futebol Americano nesta quinta-feira, às 16h30, contra a França, em Ohio. Com a carência de patrocinadores, jogadores e comissão técnica fizeram uma vaquinha virtual para garantir a participação histórica pela primeira vez no mundial. No entanto, a iniciativa arrecadou, até o fechamento da reportagem, menos de R$ 30 mil, equivalente a 73% da meta de R$ 40 mil.

Os recursos são referentes ao pagamento da inscrição do Mundial que dá direito à acomodação, alimentação e translado. Todos atletas pagaram as passagens do próprio bolso, e Federação Brasileira de Futebol Americano conseguiu custear parte dos gastos na última hora, como explica Gabriel Mendes, técnico do time de especialistas do Brasil Onças.

- A federação conseguiu a grana por vários meios e de última hora. A vaquinha foi uma das fontes. Não foi o cenário ideal. Ficamos tensos até o último minuto. Perdemos tempo nos preocupando com arrecadação quando deveríamos estar focados no Mundial e nos adversários - diz o técnico, que é head coach do Vasco Patriotas, atual campeão brasileiro.

O Mundial terá sete equipes após a desistência da seleção do Canadá, há um mês. Mesmo com a participação inédita no Mundial, Gabriel Mendes vê possibilidades de o Brasil fazer uma boa campanha. De acordo com ele, há chances de derrotar a França.

- A expectativa do Brasil é obter vitórias e fazer um papel digno. Há times bem melhores, como EUA e Japão, e equipes que podem ser derrotadas, como Austrália e Coreia do Sul. A França é bem mais experiente, mas é uma incógnita, porque mudou toda a comissão técnica do ultimo Mundial para cá e mudou a maioria dos jogadores. Então vamos enfrentá-los sem ter visto um único jogo recente deles. Em tese, eles são favoritos. Mas esse é o jogo chave para o Brasil. Vencer esse pode abrir o caminho para irmos a semifinal, o que seria um titulo pra gente.

Se ganhar da França, o Brasil enfrentará o vencedor de Coreia do Sul e Austrália. A tabela condicionada colocaria a seleção brasileira na semifinal contra os EUA caso vença as duas primeiras partidas.

Das areias para a grama

Após ter ganhado as areias das praias cariocas como uma brincadeira dos amigos Cateno Viglio Junior, Bernardo e Guilherme Zalan, Eduardo e Raphael Soraggi, Fernando e Pedro Bello, e Renan Frensiber, que fundaram o time Botafogo Reptiles, o futebol americano migrou para a grama no Rio e no Brasil. Atualmente há duas ligas nacionais.

Veja o jogo ao vivo pelo Watch ESPN



Fonte: O Globo online

Nota da NETVASCO: Estão no elenco da seleção os vascaínos Rômulo Ramos, Felipe Fernandes, Pablo Chalfun e Filipe Sodré.