Beach Soccer: Aos 40 anos, vascaíno Jorginho volta à Seleção Brasileira e busca seu 9º título mundial

Segunda-feira, 06/07/2015 - 22:20
comentário(s)

Para muitos, a vida começa aos 40. Para Jorginho, a idade marca um recomeço. Último integrante da primeira geração do futebol de areia brasileiro, que contava com nomes de peso como Júnior, Edinho e Júnior Negão, o craque do Vasco está de volta à seleção brasileira após um longo período de afastamento. Ausente de convocações desde 2010, o ex-melhor do mundo (levou o prêmio três vezes) tem a missão de conduzir o Brasil ao 14º título mundial, na Copa do Mundo em Espinho, Portugal, de 9 a 19 de julho. Feliz com o retorno, ele alega que o seu afastamento aconteceu por motivos políticos, já que liderou movimento por melhorias na modalidade. Apesar da briga com a antiga confederação, Jorginho acredita que seu esforço não foi em vão, uma vez que hoje o futebol de areia possui nova gestão - o esporte passou a ser administrado pela Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB), reconhecida no início de junho pela CBF.

Jorginho volta à seleção brasileira de futebol de areia após cinco anos de ausência (Foto: Flávio Dilascio)

- Sou um dos caras mais felizes do mundo, porque estou quase parando de jogar e estou vendo que agora a modalidade vai virar esporte de verdade. Briguei tanto para os atletas serem valorizados e agora estou vendo que a minha luta não foi em vão - afirmou Jorginho.

Nascido em Belém, mas criado no Rio, Jorginho atua no futebol de areia desde 1994. Dois anos depois do seu início do esporte, o habilidoso jogador já estava defendendo a seleção, naquela época reforçada por ex-jogadores de campo como Júnior, Edinho e Cláudio Adão. Em 1996, veio o primeiro dois oito títulos mundiais da carreira. Todos foram conquistados em anos consecutivos. Na ocasião, a Copa do Mundo ainda era organizada apenas pela Beach Soccer World Wide. Em 2005, a Fifa assumiu a gerência da modalidade e passou a organizar os Mundiais em parceria com a entidade. O fato de ainda não ter ganhado uma Copa do Mundo Fifa incomoda Jorginho, comparado por muitos a Falcão, o melhor de todos os tempos do futsal.

- Tenho oito títulos mundiais, mas nenhum pela Fifa. Chegou a hora de mudar isso. Ganhei o Mundial Interclubes pelo Vasco (2011), mas está faltando a Copa do Mundo. Estou treinando mais do que o que eu treinava quando tinha 20 anos. Estou muito bem fisicamente e feliz, porque cheguei nessa idade, estou conseguindo títulos e me mantendo em alto nível. Tenho certeza de que temos condições de buscar essa Copa do Mundo - comentou.

As divergências entre Jorginho e antiga gestão do futebol de areia brasileiro duraram cerca de três anos. Em 2013, a CBF entrou em cena tentando assumir o controle da modalidade. Após muitas disputas nos bastidores com idas e vindas na gestão da seleção, em junho de 2015 a entidade máxima do futebol brasileiro passou a administrar o esporte através da recém criada CBSB.

- A CBF aceitou a CBSB com o apoio dos atletas. Há cinco anos apareciam jogadores aqui na praia que migravam para o futebol de campo, futsal ou fut 7 por falta de estrutura. Queremos que o jogador tenha várias competições para disputar no ano e que não precise trabalhar 8 horas em uma empresa antes de vir treinar - ressaltou.

Campeão da Copa Rio deste ano pelo Vasco e eleito o melhor jogador da competição, Jorginho tem na vida regrada um dos segredos para a longevidade na carreira. Treinando as últimas semanas com a seleção brasileira em Copacabana, ele garantiu estar suportando bem e preparação para a Copa do Mundo de Portugal - o Brasil, do técnico Júnior Negão, está no grupo C ao lado de México, Espanha e Irã e estreia contra os mexicanos no dia 10 de julho.

- Além de treinar todo dia, tenho feito uma alimentação muito boa e controlada, sem exagerar para conseguir manter a boa forma. Quando estamos em época de treinos mais intensos, temos que nos alimentar ainda melhor. Para se ter uma ideia, em uma semana treinamos 14 vezes, isto é, todos os dias de manhã e de tarde. Se não se cuidar na areia, o músculo vai embora - frisou.

Empolgado com o retorno à seleção, Jorginho contou que a convocação para a Copa do Mundo mexeu com os seus planos. Antes desmotivado com o futebol de areia, ele cogitava a hipótese de se aposentar a qualquer momento, o que foi deixado de lado em função das mudanças ocorridas na modalidade.

- Vou jogar mais uma Copa do Mundo, não sei se é a minha última, talvez seja. Mas estou empolgado, porque estou bem tecnicamente e vou jogar ao lado de grandes jogadores - finalizou.



Fonte: GloboEsporte.com