Campeão da Copa do Brasil em 2011 pelo Vasco, Eduardo Costa decide se aposentar

Terça-feira, 23/06/2015 - 22:31
comentário(s)

Aos 32 anos, Eduardo Costa encerra a carreira no futebol. O volante do Avaí decidiu se aposentar. O Leão publicou uma nota no site informando a decisão do atleta, que por telefone também confirmou ao Diário Catarinense a aposentadoria:

— É verdade, decidi me aposentar, amanhã (quarta-feira) terá uma entrevista coletiva para falar do assunto — explicou rapidamente Eduardo que não quis passar mais detalhes por estar em uma reunião com a diretoria do Leão.

Manezinho da Ilha de sotaque forte, Eduardo Costa foi revelado pelo Grêmio em 2000. Antes, nas categorias de base do time gaúcho, o volante fez parte parte da seleções de base da CBF chegando a disputar o Sul-Americano e o Mundial Sub-17. Quando profissional também defendeu a Seleção Brasileira profissional, jogando inclusive Eliminatórias.

Depois de revelado pelo Grêmio, o atleta foi negociado com o Bordeaux, da França. Ainda no país europeu ele atuou pelo Olympique de Marseille. Depois ainda no Velho Continente defendeu o Espanyol, de Barcelona na Espanha. Entre de 2009 e 2011 o atleta ainda defendeu o Monaco.

No Brasil, Eduardo ainda jogou pelo São Paulo, Vasco da Gama e finalmente o Avaí, realizando um sonho de infância. Nas últimas duas temporadas o volante foi um dos líderes azurras e importante atleta para o Leão conquistar o acesso à Série A em 2014.

Confira a nota oficial do Avaí:

"O volante Eduardo Costa, ídolo da Nação Avaiana, resolveu encerrar a carreira. Por motivo particular e em comum acordo com a diretoria executiva, o atleta de 32 anos, um dos grandes responsáveis pelo Acesso em 2014, termina um ciclo vitorioso no Avaí após dois anos e meio. A entrevista coletiva de despedida será nesta quarta-feira (24), às 10h, no auditório da Ressacada.

Eduardo Costa chegou ao Leão da Ilha para a disputa do Campeonato Estadual de 2013. A estreia foi em 6 de fevereiro daquele ano em um empate de 2 a 2 com a equipe do Joinville. O jogador vestiu a camisa Avaiana por 84 vezes, marcando 5 gols.

Eduardo finaliza a carreira após 16 anos atuando como atleta profissional. O jogador começou no Grêmio, passando ainda por Vasco e São Paulo. No exterior, vestiu a camisa de clubes importantes da França e da Espanha: Bordeaux, Mônaco, Olimpique de Marselha e Espanyol.

Eduardo Costa também brilhou na Seleção Brasileira de 2000 a 2003, atuando em sete jogos".



Fonte: Diário Catarinense (texto), GloboEsporte.com (foto)