Com 1 gol nos primeiros 6 jogos, Vasco tem um dos piores ataques da história do Brasileiro nos pontos corridos

Sábado, 13/06/2015 - 17:25
comentário(s)

Quando a fase não é boa, tudo parece dar errado. No caso do Vasco, o problema é evidente: a falta de gols e, consequentemente, vitórias no Campeonato Brasileiro. O Cruz-Maltino tem, ao lado do Joinville, o ataque menos eficiente da disputa, com apenas um gol marcado. O desempenho não só é o pior na atual edição do Brasileiro, como também o é entre todas as edições do nacional na história dos pontos corridos após seis jogos.

De 2003 para cá – quando o Brasileirão extinguiu o mata-mata – apenas duas equipes haviam finalizado a sexta rodada com apenas um tento anotado: o Atlético-PR, em 2011, e o Figueirense, no ano passado. Entre os “12 grandes” (as quatro principais equipes de São Paulo e Rio de Janeiro, além das duas tradicionais de Minas Gerais e Porto Alegre) a atual marca vascaína é, de forma isolada, a pior.

O problema se deve, principalmente, pela falta de precisão. Nos seis jogos, o Vasco somou 72 finalizações e só teve sucesso em uma ocasião – com o volante Lucas, no empate em 1 a 1 contra o Internacional, pela terceira rodada. Para efeito de comparação, o Atlético-MG, que detém o melhor ataque, chutou 103 vezes ao gol e anotou 16 tentos (média de um a cada seis tentativas, aproximadamente).

Outro time com problemas para marcar, o Joinville vê a falta de criação como principal entrave. Até o momento, o JEC finalizou apenas 49 vezes na competição, sendo apenas 16 em direção à meta.

Para dar fim à seca de gols, o Vasco enfrentará o Cruzeiro, neste sábado (13 de junho), em São Januário. Além de balançar a rede, o Gigante da Colina também busca reação para deixar a zona de rebaixamento. Atualmente, a equipe soma três pontos e ocupa a 19ª posição – acima, justamente, do Joinville.

Relembre os piores ataques do Brasileirão após seis rodadas (nos pontos corridos):

2003 - Fortaleza (quatro gols)
2004 - Guarani, Flamengo e Vasco (quatro gols)
2005 - Brasiliense e Atlético-PR (três gols)
2006 - Santa Cruz e Botafogo (três gols)
2007 - Grêmio (três gols)
2008 - Goiás e Fluminense (três gols)
2009 - Fluminense (quatro gols)
2010 - Atlético-GO (três gols)
2011 - Atlético-PR (um gol)
2012 - Atlético-GO (dois gols)
2013 - Náutico (quatro gols)
2014 – Figueirense (um gol)



Fonte: Fox Sports