Início dos clubes do Rio no Brasileiro é o 2º pior da era dos pontos corridos

Segunda-feira, 25/05/2015 - 11:06
comentário(s)

A competição está apenas no início, mas o sinal de alerta no Rio de Janeiro já está ligado. Após três rodadas disputadas, os clubes cariocas têm seu segundo pior início no Campeonato Brasileiro da era de pontos corridos, em 13 edições disputadas até agora desde 2003. Juntos, Flamengo, Fluminense e Vasco somam apenas oito pontos e uma vitória. A única vez que o desempenho dos times do Estado foi pior no começo do torneio aconteceu em 2004.

A única vitória de uma equipe do Rio no Brasileirão de 2015 até o momento foi do Fluminense, que bateu o Joinville, por 1 a 0, no Maracanã, na primeira rodada. Mesmo assim, o Tricolor ocupa a modesta 12ª colocação, e todos os três times cariocas estão na metade de baixo da tabela. O Vasco está em 15º lugar, com três pontos, e o Flamengo aparece na 17ª posição, dentro da zona de rebaixamento. Com apenas oito pontos somados entre os 27 possíveis, os cariocas têm o baixo aproveitamento de 29,6% dos pontos.

Em 2004, quando os quatro clubes do Estado estavam na Série A, eles conseguiram apenas seis pontos e nenhuma vitória nas três primeiras rodadas, com aproveitamento de 16,6%. Na ocasião, Flamengo e Fluminense tinham dois pontos e Vasco e Botafogo estavam com só um ponto cada.

No campeonato de 11 anos atrás, que ainda contava com 24 clubes, apesar de nenhuma equipe do Rio ter sido rebaixada, três delas ficaram muito mal colocadas e sofreram com a ameaça de queda até o fim. O Alvinegro terminou na 20ª posição, apenas uma colocação e também um ponto à frente do Criciúma, 21º colocado e primeiro dentro do Z-4. Cruz-Maltino e Rubro-Negro ficaram em 16º e 17º lugar, respectivamente, enquanto o Tricolor acabou na nona posição, longe da briga por título ou mesmo vaga na Libertadores.

Nas outras temporadas de pontos corridos, mesmo com o fracasso de algum carioca no Brasileirão (como nos rebaixamentos do Vasco em 2008 e 2013 e do Botafogo em 2014), pelo menos um dos times elevava o desempenho conjunto dos rivais. Desta vez, no entanto, o início da competição mostra todos com dificuldades.

Tentando evitar o drama de anos anteriores e buscando recuperação do Brasileirão, o trio do Rio de Janeiro volta a campo no próximo domingo. Flamengo e Fluminense vão fazer o clássico no Maracanã, enquanto o Vasco vai visitar o Atlético-MG, em Belo Horizonte.

- Piores inícios dos cariocas no Brasileiro de pontos corridos:

2004
Após 3 rodadas, 6 pontos, 16,6% de aproveitamento

17º - Fluminense - 2 pontos
19º - Flamengo - 2 pontos
21º - Vasco - 1 pontos
23º - Botafogo - 1 ponto

2015
Após 3 rodadas, 8 pontos, 29,6% de aproveitamento

12º - Fluminense - 4 pontos
15º - Vasco - 3 pontos
17º - Flamengo - 1 ponto

Fonte: ESPN.com.br