Inspirado na NBA, CAPRRES torna o Vasco referência no Brasil

Terça-feira, 12/05/2015 - 08:21
comentário(s)

Com uma folha salarial relativamente modesta e sem contratações de impacto, o Vasco apostou em uma estrutura de NBA no departamento médico e tem se beneficiado das condições físicas de seus jogadores. Desde o início da temporada, o Cruzmaltino só apresentou uma lesão muscular e, atualmente, não possui um jogador sequer no departamento médico.

O quadro clínico altamente favorável, que foi uma das principais armas para a conquista do título carioca, é um grande contraste com as principais equipes do futebol brasileiro, já que algumas acumulam mais de dez contusões deste tipo e vivem crises em seus respectivos setores.

Entre os rivais do Rio de Janeiro, por exemplo, os problemas físicos têm sido algo que vêm gerando dor de cabeça às comissões técnicas. O Botafogo foi o caso mais emblemático, quando seus jogadores demonstraram esgotamento total nas semifinais do Estadual, algo que gerou a demissão do preparador Marcello Campello. Em 2015, já são dez lesões musculares, sendo duas somente no atacante Rodrigo Pimpão.

Flamengo, Atlético-MG e Cruzeiro são outros que apresentam grande número de contusões deste tipo, o que vem trazendo desfalques aos seus times no Campeonato Brasileiro e na Copa Libertadores (no caso dos mineiros).

O Corinthians, que já havia tido sucesso na questão física ano passado, quando chegou a ficar alguns meses sem nenhum atleta no departamento médico, é o que mais se aproxima do Vasco, com três lesões musculares até aqui.

O sucesso cruzmaltino no quesito é fruto de um trabalho de prevenção aplicado pelo fisiologista Alex Evangelista, contratado no início da temporada para desenvolver como coordenador científico o projeto chamado CAPRRES (Centro Avançado de Prevenção, Recuperação e Rendimento Esportivo), que consiste num centro de saúde com a filosofia de integrar a preparação física, a fisiologia, a fisioterapia, a psicologia e a nutrição, tudo isto com a assistência de aparelhos importados e que são utilizados em clubes do futebol alemão e na NBA (a liga norte-americana de basquete).

Tal trabalho já foi motivo de convite por parte do Golden State Warriors, time do brasileiro Leandrinho, a Evangelista, que passou duas semanas nos Estados Unidos detalhando sua metodologia aos americanos.

A única lesão muscular do Vasco na temporada aconteceu com o lateral direito Madson, que sofreu um estiramento na coxa esquerda no início do Carioca e ficou pouco menos de duas semanas longe dos gramados. O meia Marcinho, embora não tenha se contundido, apresentou um desconforto e foi poupado pelo mesmo período para se livrar das dores e para se condicionar melhor fisicamente.

Assim como faz em todo o planejamento para as partidas, o técnico Doriva se reunirá com os membros do CAPRRES para avaliar as condições físicas da equipe visando o compromisso desta quarta-feira, contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, quando alguns jogadores poderão ser poupados.

"Vamos ver a situação individual de cada um, conversar com nosso pessoal de apoio para ver aqueles que estão inteiros, 100%, mas a minha ideia é jogar com time forte, pois o time do Cuiabá é perigoso", disse Doriva.

Fonte: UOL