Confira análise do Vasco no Guia do Brasileiro do GloboEsporte.com

Sábado, 09/05/2015 - 14:26
comentário(s)

VASCO

COADJUVANTE

PONTUAÇÃO TOTAL: 34

Elenco



São 37 jogadores, mas faltam peças de reposição em setores. Madson e Guiñazu não têm substitutos à altura. O clube também precisa de um camisa 10 que comande a criação, embora espere que Marcinho recupere o bom futebol, e busca reforços para o setor antes do Brasileirão. O goleiro Martín Silva e o experiente Dagoberto são os nomes de maior destaque. Volante Diguinho e lateral Julio Cesar chegam para aumentar o número de opções.

Retrospecto



Rebaixado duas vezes nos pontos corridos (2008 e 2013), tem tido dificuldades. A melhor campanha foi em 2011, quando ficou a dois pontos do Corinthians e foi vice-campeão. Em 2012, até desmantelar a base campeã da Copa do Brasil, disputou a liderança, mas terminou em quinto.

Finanças



Desde o retorno à presidência, Eurico Miranda manteve os salários em dia - embora ainda haja dívida com funcionários demitidos da gestão Dinamite. O clube abriu mão de jogadores que recebiam altos salários em 2014 e criou teto salarial abaixo de R$ 150 mil. O patrocínio da Viton 44 nas mangas e nas costas ajudou, mas falta resolver a renovação com a Caixa.

Momento



Campeão carioca em cima do Botafogo e já garantido na segunda fase da Copa do Brasil, o Vasco chega em alta para o Campeonato Brasileiro. A conquista do estadual representou o fim de um longo jejum: o último título foi em 2003.

Casa



Jogar em São Januário costuma ser arma importante - o clube só usa o Maracanã em clássicos e partidas importantes da reta final. A equipe ainda está invicta em seu estádio em 2015, com sete vitórias e um empate. Recentemente, o local passou por melhorias. O telão foi consertado e agora transmite a partida. Eurico mandou tirar também os vidros entre o campo e a social.

Foco



Até o início das oitavas da Copa do Brasil, quando a competição fica mais difícil, a atenção será praticamente total ao Brasileirão. Eurico sempre criticou muito os rebaixamentos durante a gestão Roberto Dinamite e já chegou a dizer em entrevistas que com seu retorno o clube não cairá mais. A disputa, por enquanto, é por uma posição no meio da tabela.

Técnico



DORIVA

Campeão paulista em 2014 com o Ituano, chegou como aposta de baixo custo. E já mostrou seu valor nos primeiros meses. Sempre elogiado pela diretoria, comandou a campanha regular na Taça Guanabara e eliminou o Fla na semifinal do estadual - o Vasco não vencia o rival há três anos. Contra elencos mais fortes e mais completos, o Brasileirão será o grande desafio.

Destaque



DAGOBERTO

Grande contratação do Vasco para 2015, ainda não teve tempo de mostrar seu futebol. Por causa de uma contusão óssea que o afastou dos gramados por três semanas, o atacante tem apenas cinco jogos e um gol pelo Vasco. Mas é a principal esperança ofensiva.

Fique de olho



MADSON

Em baixa no Bahia, teve boas atuações por empréstimo no ABC em 2014 e chamou a atenção do Vasco. Assinou por três anos em janeiro e já é o dono da lateral direita. Aos 23 anos, foi um dos destaques da equipe no Carioca e se destaca por sua velocidade.

PONTUAÇÃO DOS CLUBES

O GloboEsporte.com preparou um guia diferente para o internauta acompanhar a competição. E criou um ranking para apontar quem tem mais chances de levar a taça. Para isso, levou em consideração seis fatores: elenco, finanças, foco, retrospecto, momento e casa. Cada um tem um peso, e há uma avaliação de uma a cinco estrelas (exemplo: se o clube ganhar cinco para elenco, com peso 3, ficará com 15). A soma apontará os favoritos.

Na página de cada time time, há as avaliações dos seis fatores e pequeno perfil do treinador, destaque da equipe e um "fique de olho" em quem pode surpreender. Veja aqui os fatores que apontarão os favoritos:

Elenco - Peso 3 - São levados em consideração o padrão técnico do time-base e também as peças de reposição para um campeonato longo como o Brasileiro.

Retrospecto - Peso 2 - Como se saiu o time nas últimas edições? A regularidade, o poder de decisão na hora da verdade, tudo isso torna-se importante.

Finanças - Peso 2 - Aqui contam os salários em dia, bons patrocínios, capacidade de segurar quem está no elenco e de trazer reforços durante as janelas de transferência.

Momento - Peso 2 - Como chega motivado o time para a disputa do Brasileiro? Foi bem no Estadual, na primeira fase da Libertadores, na Copa do Brasil?

Casa - Peso 1 - Como a equipe sabe tirar proveito de atuar nos seus domínios, seja no próprio estádio ou no que tenha o mando de campo.

Foco - Peso 1 - Importante avaliar a prioridade da equipe durante o Brasileiro em meio a várias competições - Libertadores, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.

Candidatos ao título:

1º - Internacional - 43 pontos
2º - Palmeiras - 42 pontos
3º - Corinthians - 40 pontos
4º - Cruzeiro - 40 pontos
5º - Atlético-MG - 39 pontos
6º - São Paulo - 39 pontos
7º - Santos - 35 pontos

Coadjuvantes:

8º - Grêmio - 34 pontos
9º - Vasco - 34 pontos
10º - Flamengo - 33 pontos
11º - Fluminense - 32 pontos
12º - Figueirense - 28 pontos
13º - Coritiba - 27 pontos
14º - Joinville - 27 pontos

Risco de Z-4:

15º - Ponte Preta - 25 pontos
16º - Chapecoense - 23 pontos
17º - Goiás - 23 pontos
18º - Sport - 21 pontos
19º - Atlético-PR - 20 pontos
20º - Avaí - 17 pontos

Fonte: GloboEsporte.com