Confira análise do Vasco no Guia do Brasileiro da ESPN

Sábado, 09/05/2015 - 14:07
comentário(s)

VASCO

Cotação ESPN - 11º



Sempre se duvida muito de um time grande em sua primeira temporada após o calvário na Série B. Afinal de contas, o nível de competitividade não é o mesmo na segunda divisão. Do Vasco, se duvidava ainda mais. A campanha do acesso não foi assim tão boa e ninguém sabia ao certo o que esperar da volta de Eurico Miranda ao comando do clube. Mas muito por conta das dificuldades em 2014, talvez, o time foi bem. O novo presidente sabia que não tinha um time pronto nas mãos e foi buscar reforços. E deu certo. Mais do que certo. O Vasco não só foi longe como quebrou o jejum de 12 anos sem títulos no Campeonato Carioca. E a estratégia de seguir se reforçando segue a mesma para o Brasileiro. Já chegaram o lateral Júlio César e o volante Diguinho, e a promessa é de surpreender também a nível nacional.

Estreia

Domingo - 10/05 às 18h30
VASCO x GOIÁS

Em 2014

3º colocado na Série B

Quando um grande é rebaixado, a expectativa de todo mundo é de que a temporada seguinte seja até que tranquila na busca pelo acesso. Afinal de contas, o orçamento é bem maior que ele dos concorrentes da Série B. Com o Vasco, porém, não foi bem assim. Não foi nada assim, na verdade. Muito irregular, a equipe teve dificuldades na segunda divisão e, em determinado momento, ficou ameaçada de não conseguir o acesso. A vaga de volta à elite só veio na penúltima rodada, e a distância da briga pelo título decepcionou - e muito - a todos.

Destaque



GILBERTO

Ele foi contratado para resolver os problemas do ataque vascaíno. E resolveu. Rapidamente, se tornou o homem-gol da equipe. Com 9 gols em 13 jogos - um dos gols na decisão contra o Botafogo -, Gilberto foi o artilheiro vascaíno na campanha do título estadual e finalmente reencontrou a boa fase de quando vestia a camisa do Santa Cruz. Referência ofensiva cruzmaltina, o centroavante tem tudo para seguir sendo o goleador máximo da equipe até o fim do ano. Só precisa tomar cuidado para não viver mais uma fase de altos e baixos na carreira.

Fique de olho



RAFAEL SILVA

Há pouco mais de um mês, ele não estava nem no banco de reservas em um clássico diante do Flamengo. Resolveu ir à Igreja e pedir a Deus por uma nova chance. Mas nem ele mesmo imaginava que teria as preces tão atendidas assim. De ‘patinho feio' a herói improvável, Rafael Silva marcou dois dos três gols do Vasco na decisão do Carioca, diante do Botafogo, um em cada jogo. Se transformou, claro, em talismã. Afinal de contas, nem todo mundo pode ser responsável por quebrar um jejum de títulos estaduais. E, claro, virou esperança de gols também para o restante da temporada. Resta saber se a benção de Rafael Silva seguirá valendo até o final do ano.

Técnico



DORIVA

Aos 42 anos de idade e apenas em seu terceiro trabalho como profissional, Doriva já atingiu uma marca e tanto: ele é o primeiro treinador a conquistar, em seqüência, os títulos dos campeonatos Paulista e Carioca - levou o estadual de São Paulo em 2014 com o Ituano. Bem verdade que ele sofreu em sua única experiência na elite e acabou demitido no ano passado do Atlético-PR. Mas o estilo de jogo mais defensivo vem dando certo e sua carreira. Chega prestigiado ao Brasileiro e terá mais uma chance de se firmar como um dos melhores técnicos da nova geração.

Entenda como funciona a 'Cotação ESPN' para o Brasileirão e veja como ficou a classificação

O ESPN.com.br reuniu um time de 13 jornalistas da casa e realizou a ‘Cotação ESPN' para determinar as chances de título das 20 equipes do Campeonato Brasileiro de 2014. Pedimos para que os jornalistas determinassem sua ordem de favoritismo entre os 20 times do torneio.

Foram atribuídos 20 pontos para cada voto de primeiro lugar, 19 para o segundo, e assim por diante, até o último colocado, que recebeu apenas um ponto por voto. A colocação final de cada equipe na ‘Cotação ESPN' é resultado da soma de pontos baseados em todos os votos. Dessa forma, a pontuação máxima possível é de 260 pontos por time, e a mínima de 13.

Após a soma de todos os pontos, aconteceu apenas um empates na classificação final, entre Atlético-PR e Figueirense. O critério para resolver a disputa foi o número de votos para a posição superior. Assim, o Atlético ficou a frente porque recebeu dois votos como 11º colocado, enquanto a posição mais alta do Figueirense no palpitômetro foi o 12º lugar.

Na lista final, o Internacional apareceu como o favorito, com seis votos para ser campeão e 246 dos pontos totais. Só um comentaris colocou o time colorado fora do G-4. O Corinthians foi o segundo time mais votado para ser campeão (quatro votos) e acabou em segundo na tabela. Ainda receberam votos de campeão Palmeiras (dois) e Atlético-MG (um).

Já na parte de baixo, os quatro rebaixados foram Joinville, Coritiba, Chapecoense e Avaí. Destaque negativo para a Avaí, que recebeu nada menos que nove votos como lanterna da competição

Participaram da eleição da Cotação ESPN os jornalistas Alexandre Oliveira, André Rocha, Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Gian Oddi, Gustavo Hofman, José Roberto Malia, Leonardo Bertozzi, Mário Marra, Mauro Cezar Pereira, Rafael Oliveira, Thiago Simões e William Tavares.

VEJA COMO FICOU A COTAÇÃO ESPN

1º - Internacional - 246 pts
2º - Corinthians - 234 pts
3º - Atlético-MG - 233 pts
4º - São Paulo - 216 pts
5º - Palmeiras - 209 pts
6º - Cruzeiro - 199 pts
7º - Flamengo - 192 pts
8º - Santos - 168 pts
9º - Grêmio - 156 pts
10º - Fluminense - 134pts
11º - Vasco - 128 pts
12º - Ponte Preta - 112 pts
13º - Sport - 89 pts
14º - Goiás - 82 pts
15º - Atlético-PR - 66 pts
16º - Figueirense - 66 pts
17º - Joinville - 63 pts
18º - Coritiba - 60 pts
19º - Chapecoense - 54 pts
20º - Avaí - 20 pts

Fonte: ESPN.com.br