Festa em comemoração ao título na noite de domingo em São Januário terminou em confusão

Quarta-feira, 06/05/2015 - 07:19
comentário(s)

No último domingo, com a vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo, o Vasco se sagrou campeão carioca pela 23ª vez, dando fim a um jejum de títulos que já durava 12 anos. Mas nem isso foi o suficiente para que os torcedores cruz-maltinos comemorassem em paz. Em frente à sede do clube, em São Januário, membros de torcida organizada "invadiram" uma festa de torcedores do próprio clube para agredir adeptos de outras organizadas vascaínas.

Além da briga generalizada após a chegada dos torcedores, pertencentes a um grupo dissidente da Força Jovem Vasco - a "Tudo Mudou", apoiada e financiada por Eurico Miranda, de acordo com torcedores -, houve também roubos e até agressões a uma mulher grávida presente no local. Um deficiente físico também teria sido agredido em meio à confusão.

A própria FJV, em nota oficial no seu site, anunciou o repúdio ao ocorrido.

"Em primeiro lugar, gostaríamos de pedir "DESCULPAS" pelos vascaínos ("povão") e as outras organizadas do Vasco: Ira Jovem, GDA e etc..., AGREDIDAS COVARDEMENTE pela Oposição da FJV! (...) Onde já se viu, numa comemoração de título Carioca depois de 12 anos, um bando de malucos, agredirem vascaínos ("povão") e integrantes de organizadas do clube, que estavam lá comemorando e felizes com o título Carioca!", dizia trecho do documento.

Mesmo com pessoas feridas, o grupo preferiu não registrar queixas. Procurada pela reportagem do ESPN.com.br, a Polícia Civil do Rio de Janeiro confirmou que nada foi registrado a respeito da confusão. Já a Polícia Militar informou que ainda está checando. O Grupamento Especial de Policiamento nos Estádios (Gepe) também não foi procurado.

Confusão em comemoração já teria sido 'ameaçada' em reunião

De acordo com torcedores cruz-maltinos, em uma reunião na sexta-feira, convocada pela Guerreiros do Almirante (GDA) - outra torcida organizada vascaína -, líderes da dissidência já ameaçavam os membros do movimento.

"O meu sonho é pegar essa tal de GDA... O que a gente quer mesmo é jogar os pratos deles longe, acabar com eles", declarou um deles, em relato de um torcedor que preferiu não se identificar.

Ainda segundo testemunhas, uma festa da Tudo Mudou acontecia sem maiores problemas em um bar em frente à sede de São Januário. Com cânticos de arquibancada, músicas referentes ao clube, instrumentos e bandeiras, o local parecia mais um foco de comemoração da torcida vascaína.

Até que, por volta das 20h, outras facções chegaram ao local, como a Ira Jovem, a Guerreiros do Almirante e a Rasta, que saíram do Maracanã a pé. Uma outra festa se iniciou, com forte apoio dos torcedores populares. Após cerca de vinte minutos, entretanto, a confusão começou. Sob a alegação de ter o material roubado pela GDA, a Tudo Mudou invadiu a comemoração de maneira violenta. Agressões com pedaços de pau, garrafas e outros objetos foram relatadas, bem como empurrões a uma mulher grávida que pedia calma aos meliantes.

Confira, na íntegra, a nota oficial da Força Jovem do Vasco sobre o ocorrido:

A Diretoria Oficial do G.R.T.O. Força Jovem do Vasco vem através do seu site oficial, se pronunciar pelo acontecimento trágico na comemoração do 23° título Carioca do Vasco em São Januário!

Em primeiro lugar, gostaríamos de pedir "DESCULPAS" pelos vascaínos ("povão") e as outras organizadas do Vasco: Ira Jovem, GDA e etc..., AGREDIDAS COVARDEMENTE pela Oposição da FJV!

Em segundo lugar, estas mesmas pessoas ("Diretoria da oposição") foram BANIDAS e EXPULSAS da nossa instituição EXATAMENTE pela sua CONDUTA (conduta esta feita premeditada para denegrir a imagem de nossa instituição) e FALTA de CARÁTER!

Onde já se viu, numa comemoração de título Carioca depois de 12 anos, um bando de malucos, agredirem vascaínos ("povão") e integrantes de organizadas do clube, que estavam lá comemorando e felizes com o título Carioca!

A Diretoria Oficial do G.R.T.O. Força Jovem do Vasco solicita ao Ten. Cel João Fiorrentinni para investigar o caso e para PRENDER os envolvidos, visto que o mesmo, sabe onde se encontra os DESOCUPADOS e MELIANTES!

A Diretoria Oficial do G.R.T.O. Força Jovem do Vasco, parabeniza a toda ARQUIBANCADA VASCAÍNA, pelo espectáculo a parte durante todo o campeonato carioca de 2015!

Esperamos dias melhores e estamos torcendo para que a nossa "INJUSTA PUNIÇÃO" acabe, pois se estivéssemos presentes, ISSO JAMAIS OCORRERIA!

Quem é FORÇA JOVEM de VERDADE, sabe QUEM é de MENTIRA!

Vasco por amor FJV por ideal

Diretoria Oficial do G.R.T.O. Força Jovem do Vasco




Fonte: ESPN.com.br