Campeão estadual dos 450 anos do Rio, Vasco também ganhou o torneio comemorativo do 4º centenário da cidade

Quarta-feira, 06/05/2015 - 14:34
comentário(s)

Ao derrotar o Botafogo por 2 a 1 e conquistar o Campeonato Estadual no último domingo, no Maracanã, o Vasco não apenas pôs fim a um jejum de títulos regionais, que já vinha durando desde 2003. Mas tornou-se o campeão do Rio nos festejados 450 anos da cidade, fundada em 1565. Esta não é a primeira vez em que os vascaínos ergueram a taça num ano festivo para a cidade. Há 50 anos, em 1965, foi organizado um torneio especialmente para marcar a passagem dos 400 anos de fundação do Rio.

O quadrangular de futebol foi um dentre os vários eventos promovidos para celebrar os quatro séculos da cidade, que havia deixado de ser capital federal cinco anos antes, com a mudança do governo federal para Brasília. Houve concurso de misses corrida de automóveis no antigo Circuito da Barra da Tijuca, samba no Jockey Club e grandes festas. Em janeiro daquele ano, também participaram do torneio o Flamengo, o Atlético de Madrid e a seleção da extinta Alemanha Oriental. Todas as partidas do Torneio Internacional do Quarto Centenário foram no Maracanã. No dia 18 de janeiro, o Vasco derrotou a Alemanha Oriental por 3 a 2, de virada, após ter estado perdendo por 2 a 1. Os gols do time de São Januário foram de Célio (dois) e Maranhão, e os da Alemanha Oriental, de Ducker e Frenzel. No outro jogo, no dia 19 de janeiro, o Flamengo, que havia organizado a competição, ganhou do Atlético de Madrid por 1 a 0, avançando à final prevista para 21 de janeiro.

No mesmo dia 21, na preliminar, os madrilenhos e os alemães orientais empataram em 1 a 1. Na partida principal, diante de 60 mil pessoas no antigo Maracanã, o time de São Januário, treinado há pouco tempo por Zezé Moreira, quebrou uma escrita diante do arquirrival Flamengo, do qual não ganhava havia quatro anos. O time rubro-negro começou melhor, mas as maiores emoções do primeiro tempo ficaram reservadas para o seu final, quando o centroavante vascaíno Célio marcou duas vezes, aos 39 e aos 42, enquanto o lateral Paulo Henrique diminuiu aos 44. No segundo tempo, o atacante Saulzinho assinalou seus gols aos 24 e aos 33, fechando as contas de uma partida em que o Vasco, bem superior, deu olé nos últimos minutos.

Coube ao capitão Barbosinha erguer a Taça Viking, que reproduz um barco do povo escandinavo e foi doada pelo sueco Gunnar Ericsson, desportista e industrial que era um dos donos da empresa Facit, que tinha filial no Brasil e patrocinara a competição (mais tarde ele foi presidente da Federação Sueca e membro do Comitê Olímpico daquele país).



Fonte: O Globo Online