Comemoração de Gilberto foi no avião a caminho de Alagoas para encontrar a família

Segunda-feira, 04/05/2015 - 16:51
comentário(s)

Talvez Gilberto já estivesse pensando em reencontrar a família em Piranhas, sua cidade natal em Alagoas, quando dominou no peito, deixou a bola quicar e fuzilou Renan no último minuto do Campeonato Carioca de 2015. Era o gol da vitória. O nono em 13 jogos - Fred, artilheiro do competição, fez dois a mais. O atacante vascaíno saiu correndo do Maracanã. Mal foi visto comemorando o título no gramado por um motivo justo: tinha uma avião para pegar às 20h no Galeão.

Artilheiro do Vasco, Gilberto jogava as últimas duas partidas sem o mesmo brilho que mostrou no campeonato. Suas maiores virtudes até o finalzinho da partida - 2 a 1 sobre o Botafogo - estavam nas obrigações defensivas, na marcação ao adversário. Gilberto disputou - e ganhou - bolas de cabeça na defesa e foi fundamental para o primeiro gol. Quando Marcelo Mattos domina de costas, de carrinho, ao estilo Guiñazu, dá um tapa na bola. Guiñazu, ao estilo Julio dos Santos, passa para Rafael Silva abrir o placar.

Desconhecido da torcida vascaína até desembarcar de Toronto e assumir a vaga de titular em seguida da inscrição no Campeonato Carioca, Gilberto conquistou os vascaínos com gols, mas também com frases espontâneas nas entrevistas. Desde a coletiva de apresentação, quando citou o caso Heverton, na Portuguesa, e falou da vontade de jogar no Maracanã no momento em que o presidente do Vasco, Eurico Miranda, brigava com a concessionária do estádio.

Outro momento marcante poderia se voltar contra ele caso o Vasco não tivesse superado o Flamengo nas semifinais. Gilberto dava entrevistas na área mista após o empate e dizia que o jogo havia sido melhor para o Vasco, pois "estava tudo igual" para o segundo jogo. Na verdade, o regulamento dava o direito do Flamengo empatar a segunda partida e se classificar. O atacante pensava que apenas o campeão da Taça Guanabara tinha esse direito. Quando tomou conhecimento do regulamento, deu de ombros:

- A gente ganha - disse uma semana antes de marcar o gol da vitória de pênalti.

O Vasco volta a treinar nesta terça-feira e o atacante vai madrugar para chegar cedinho em São Januário. Ele embarca de um aeroporto de Sergipe, que é mais próximo de Piranhas, e chega ao Rio de Janeiro por volta das 7h30. Longe da fria cidade canadense, onde vivia até bem pouco tempo, o sacrifício de acordar cedo para treinar no Vasco não é nada para o atacante.

Em contato rápido, Gilberto, com voz de sono, atendeu o telefone e foi mais uma vez sincero ao atender a reportagem do GloboEsporte.com:

- Estava dormindo. Mas hoje estou offline - disse o atacante antes de desligar o telefone. Sono merecido para o artilheiro do Vasco.

Fonte: GloboEsporte.com