Trio de arbitragem encarou concentração de 24 horas antes da decisão

Domingo, 03/05/2015 - 12:47
comentário(s)

Não são apenas jogadores e comissões técnicas que se concentram para manter o foco em uma partida de futebol. Trios de arbitragem também passam pelo processo de reclusão para se prepararem, como é o caso dos profissionais que vão apitar o clássico entre Botafogo e Vasco, neste domingo, pela final do Campeonato Carioca. O árbitro Wagner do Nascimento Magalhães e os assistentes Rodrigo Figueiredo e Dibert Pedrosa Moises permaneceram 24h em um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A concentração começou ao meio-dia do último sábado. No mesmo horário deste domingo, o trio se dirige ao Maracanã, onde acontece a decisão. Durante a tarde, eles assistiram a vídeos com erros e acertos de arbitragem.

- É importante porque a equipe de arbitragem se concentra no mesmo lugar, nós organizamos as equipes, a formação tática, os jogadores. Nosso posicionamento em campo, uma estratégia que vai se formalizar na partida no Maracanã. Nós pensamos só no jogo a partir do momento que entramos aqui no hotel. De hoje (sábado), até amanhã às 16h, só vai ser falado da partida da final – comenta Wagner.

O período de concentração também inclui um estudo dos jogadores que provavelmente estarão em campo. O assistente Dibert Pedrosa conta que o trio espera que os atletas também estejam por dentro das regras.

- Ter confiança de que eles vão saber aplicar a regra e vão estar antenados em relação a tudo.

Apesar do foco na concentração, o Campeonato Carioca não ficou livre de polêmicas. Wagner do Nascimento, por exemplo, apitou uma das mais controversas: o lance que expulsou o atacante Fred, do Fluminense, no clássico contra o Flamengo, pela 14ª rodada. Por uma regra da Fifa, o árbitro não pode comentar questões técnicas ou disciplinares. No entanto, Wagner garantiu que já superou as críticas.

Ciente de que a pressão para a final será grande, o trio também prepara a parte psicológica. O objetivo, como diz o dito popular, é que a arbitragem não seja um dos temas após o jogo.

- Somos seres humanos, assim com os jogadores, técnicos, todo mundo erra. Mas pegamos mais no acerto, mentalizamos, e tentamos ir bem forte nesse sentido – diz Rodrigo.

O Vasco entra em campo com a vantagem de ter superado o Botafogo por 1 a 0 na primeira partida da decisão do Carioca. Os dois times se enfrentam às 16h deste domingo, no Maracanã.



Fonte: Sportv.com