Futebol 7: Falcão responde declarações de treinador rubro-negro e elogia Gandola: 'Dando banho de marketing e de organização'

Sexta-feira, 24/04/2015 - 00:06
comentário(s)

José Moraes, gestor e treinador do Flamengo, fez novas declarações na última sexta-feira (17), falando da forma física de Falcão, além de um suposto sucesso, levando em conta o número de curtidas no Facebook, que fez na mídia. No entanto, a estrela do futsal mundial Falcão tratou de vir a público e responder os apontamentos do treinador rubro-negro, que começou a trocar farpas com a gestão do Fut7 do Vasco após o vice-campeonato da Copa dos Campeões, ocorrido em Conselheiro Lafaiete (MG), campeonato no qual o Cruzmaltino sagrou-se campeão invicto.

Falcão relembra tempo que trabalhou com Zé Moraes e admite que ficou lisonjeado e agradeceu os elogios do gestor, que o colocou como o maior jogador de futsal de todos os tempos, mas afirmou que o treinador rubro-negro não deve acompanhar o futsal há tempos, visto que, recentemente o atleta conquistou, mais uma vez, a Liga e foi artilheiro da competição, além de ser eleito também o goleador do Campeonato Paulista, contradizendo a sua má-forma física, apontada por Moraes.

O atleta do Futsal e do Fut 7 do Vasco da Gama concedeu uma entrevista exclusiva ao JornalF7.com, respondendo os apontamentos do treinador do Flamengo. Confira abaixo, na íntegra, as respostas de Falcão.

Vasco campeão da Copa dos Campeões

Bom, vou colocar, principalmente nas partes que fui citado, parte por parte. Começando pela parte que ele escreveu do jogo, que eu não fui citado, mas que ele colocou que o adversário fez, que ele merecia ganhar. Uma frase que eu uso nos clubes que eu jogo e que eu uso para mim: 'Final não se joga, final se ganha'. Ele tem que aprender isso. Não adianta ele ficar falando que chutou bola na trave, que tinha que marcar pênalti, que não sei o que. Porque final não se joga, se ganha. Daqui a dois anos ninguém vai lembrar. Vai estar lá: 'Vasco Campeão'. E isso daí ninguém tira.

Maior de todos os tempos

Fico lisonjeado pelos comentários do Moraes de me colocar como maior jogador de todos os tempos. Fico feliz, lisonjeado mesmo porque ele faz parte da história da minha carreira e sou muito grato a isso, embora tenha sido pouco tempo. Sempre fez bem ao esporte quando ele esteve no futsal. Porém, me assusta ele não entender mais nada do esporte, porque eu acho que ele não está acompanhando muito bem para falar que eu jogo pouco no meu time, até porque o futsal é dinâmico, todo mundo troca, não é só o Falcão que não joga, não é mais da época que ele trabalhava. Eu acho que ele precisa lembrar que agora, recentemente, eu cheguei na minha décima final de Liga, sendo artilheiro e jogando metade das partidas, porque eu me machuquei ou fui poupado. Joguei 50% das partidas e fui campeão e artilheiro de novo. Não sei também se ele está acompanhando que eu fui campeão paulista e ganhei como melhor jogador e artilheiro também, junto com Cabreúva. Eu não vou falar de Hockey porque eu não entendo de Hockey. E, parece, que o Zé Moraes faz uns 20 anos que ele não acompanha o futsal. Todo mundo troca, não joga o tempo todo, quem foi campeão, quem foi o artilheiro. Isso é preocupante. Se alguém me perguntar de Hockey, eu não vou falar. E hoje, pelo que eu estou vendo, se alguém perguntar de futsal para o Zé Moraes, acho que ele não deve falar, porque está saindo muita besteira.

Facebook

Nem vi a posição que ele falou das curtidas, dos comentários. Que ele tenha ciência que o que o Vasco faz hoje no Futebol 7 chama a atenção. Ele só teve curtidas e comentários porque ele falou do Vasco e do Falcão. Me admira muito uma pessoa igual ao Zé Moraes ficar na frente do computador, no seu dia a dia, contando as curtidas e comentários, coisa que eu sei que o Gandola não faz. E, se fizesse, eu seria o primeiro a dar uma dura nele. Mas, como eu sei que o Gandola tem outras preocupações além disso, eu sei que o Gandola não fica na frente do computador contando curtidas. Isso aí quem faz é o meu filho, quando sai alguma coisa do time dele, o meu sobrinho de 12 anos. Agora, um empresário ou treinador ou qualquer coisa de um time ficar na frente de um computador contando curtidas, realmente, isso me preocupa bastante. Mas isso deixa nós, eu, Vasco e Gandola, muito felizes de saber que, o fato de ele ter falado de nós foi, talvez, o maior destaque que o Futebol 7 do Flamengo teve, que o Zé Moraes teve. Isso foi bom até pro Zé Moraes, porque ele estava um pouco sumido, ninguém mais sabia dele, eu mesmo, que trabalhei com ele, foi muito bacana ter trabalhado com ele, não sabia onde ele andava. Eu pude ver o Zé Moraes agora, falando de mim, falando do Vasco, falando do Gandola. Hoje eu sei que o Zé Moraes está bem, está como treinador do Flamengo. Só me assusta que ele fica na frente do computador contando as curtidas. Mas, o que deixa a gente feliz, como eu falei, é que essas curtidas é porque ele falou do Vasco e do Falcão.

Ele também colocou que eu não tenho me preparado para jogar. (Risos). Não sabia que o Zé Moraes era preparador físico do meu time, que ele estava aqui no dia a dia. Sendo que, por todo o histórico que ele falou e que eu já coloquei, nenhum esporte mais ele assiste ou acompanha. Mas eu imagino porque ele não assista ou acompanhe, porque ele está sempre na frente do computador vendo as curtidas do que está acontecendo. E ele está muito feliz que foi mais curtido que o Anderson Silva. Então, ele ficou comparando com todas as matérias para ver com quem ele tinha mais curtidas. Agora, eu queria desafiá-lo a dar uma entrevista falando só do time dele e analisar, comparar as curtidas com as que ele falou do nosso clube, do nosso time, de mim. Aí fica simples colocar na balança. Eu aposto 100 para um que não dá 20% do que deu.

Falta de dinamismo no futsal?

Coisa que me assusta também é que ele fala do futsal como se o futsal fosse parado, como se não corresse. Ele coloca todo o dinamismo no Futebol 7 e tira o dinamismo do futsal. Então, ele mostra que ele está um pouco perdido nas palavras, ele está forçando uma situação que está ficando feio para ele. Porque, quando você fala, você tem que ter coerência. Ele poderia ter qualquer opinião sobre mim, ele tem o direito, mas com coerência. Então, hoje, o futsal é parado, não corre, e o Futebol 7 corre? (Risos). Eu acho que o Futebol 7 e o futsal hoje são totalmente equivalentes. Tanto que a maioria de jogadores do Futebol 7 são ex-jogadores de futsal e esses se dão muito bem por ser um esporte muito parecido. Então, ele quer bater e assoprar, mas quando ele bate, ele se perde um pouquinho nas palavras.

Ele falou que eu estou há muito tempo sem jogar na seleção brasileira. Eu acho que ele também está mal informado, porque eu estou há 17 anos na seleção brasileira e nunca estive fora. Estive fora de um torneio no ano passado, que o Brasil acabou perdendo. Voltei depois, no Grand Prix, no Sulamericano e acho que ele não viu que eu fui campeão, melhor jogador e artilheiro. Então, eu acho que quando alguém do nível dele toca em um assunto, tem que saber o que está falando. Realmente ele está perdido nas palavras e isso preocupa.

Destaque na mídia

Ele está aparecendo na mídia nacional, e até mundial, porque ele falou do Vasco. Porque o Vasco chamou a atenção no Futebol 7. É um esporte que tem tudo para crescer. Quando ele fala também que Pelé, Maradona, Romário são monstros sagrados e que ele não levaria para o Futebol 7. Eu acho que ele tem que entender que o Futebol 7 está nascendo e está crescendo e precisa sim disso. É bom para o Futebol 7 se der as curtidas que ele quer, a audiência que ele quer, que ele possa continuar falando de mim, do Vasco, não tem problema nenhum. O mais importante é que o Futebol 7 cresça.

No momento do Futebol 7, independente se vai se campeão ou não, hoje o Vasco dá muito mais repercussão de um Futebol 7 sendo vice-campeão, do que qualquer outro clube sendo campeão. Então, acho que o Gandola está muito na frente. Reafirmo que o Futebol 7 precisa de mídia para ser visto, que é um esporte que eu acredito muito, que vai crescer muito.

Gandola, Vasco, Falcão e Marketing

Gandola e Vasco estão fazendo perfeitamente, estão fazendo o auê do esporte para soltar o esporte. Quando ele coloca que eu não seria titular do Vasco ou do Flamengo, eu concordo com ele. Eu não jogo Futebol 7, eu jogo futsal. Eu estou no Futebol 7 para ajudar o esporte a crescer cada vez mais porque eu acredito e confio. Ele está nessa onda, ele sabe disso, tanto que nas entrevistas ele fala do Vasco, do Gandola e do Falcão, justamente pelo que o Vasco fez. Possivelmente, com essa visão de não chamar esses caras, o Romário ou alguém, ele está dando um tiro no pé. Porque mesmo que os caras jogassem dois minutos, ninguém precisa ser titular, eu não quero ser titular do Vasco, se eu jogar um minuto eu já estou feliz da vida porque eu sei que eu já estou de alguma forma ajudando o esporte. Essa é a minha intenção. Eu não quero ser titular do Vasco, não quero ser titular do Flamengo, não quero jogar o jogo todo. Até porque eu jogaria tranquilamente porque os dois esportes são muito parecidos, bem ao contrário do que ele falou. Isso mostra que ele está parado no tempo. Se ele levasse o Romário, o Pelé ou o Maradona ou qualquer um que ele falou, seria uma bela ação de marketing e o esporte para ser conhecido e ser visto precisa disso. O Gandola está muito a frente dele.

Flamengo

Quero deixar claro que tudo que eu falo é em relação ao Futebol 7. São reações em cima de ações. Eu não discuto o poderio do nome Flamengo. Eu respeito muito, assim como Vasco, assim como Botafogo, assim como Fluminense ou qualquer clube do Brasil, até porque eu tenho uma aceitação fantástica de todas as torcidas. Mas que as minhas respostas são totalmente em cima do que foi dito pelo Zé Moraes sobre o Futebol 7. Falar também que o Zé Moraes e o Gandola são duas figuras do esporte, que só fazem bem para o esporte. Só que, em contrapartida, um dando banho de marketing e de organização, independente se vai ser campeão.

Zé Moraes treinador

Porque talvez não seja o esporte que eu estou, mas, pelo que eu escuto também, o Zé Moraes não seria treinador de nenhum time se ele não fosse o dono do time, assim como eu sou do Sorocaba. Mas com o Sorocaba eu ainda venho ganhando e sendo artilheiro. E ele, com o Flamengo, pelo que eu vi aqui, perdeu para o Vasco, né? E outros títulos. Talvez ele devesse assumir outra função e deixar um treinador que tenha capacidade para estar ali. Eu sei que o time dele é bom, eu sei que o time dele é forte, mas, talvez, ele como treinador, deveria se tocar assim como eu me toco, vou de vez em quando, deixo o Rogério a vontade para me colocar no tempo que for necessário para ajudar, principalmente a venda do Futebol 7, que é o mais importante neste momento, e ele deveria fazer o mesmo como treinador do Flamengo.

Gandola e Zé Moraes

Entre Gandola e Zé Moraes hoje, eu posso colocar que, pelo que estou acompanhando, pelo que eu tenho visto, pela repercussão que deu a minha apresentação no Vasco, eu posso colocar um placar de 38 a a para o Gandola neste momento, não só pelo Vasco, mas pelo Futebol 7 em si. E dizer que, no momento, entre títulos, o Vasco tem um título e o Flamengo não tem, que o Vasco ganhou.

Falar sobre estratégia, os dois são muito bons para o esporte, mas que o Zé Moraes, até pelas declarações, está muito atrás do Gandola, principalmente em uma visão esportiva, até pelas declarações dele, falando de esportes que ele não tem acompanhado e vem se contradizendo com as suas palavras, com suas colocações, realmente mostrando que está muito longe do que um gestor tem que estar hoje e o Gandola dando um banho de organização, de marketing e de tudo.



Fonte: Jornal F7