Técnico do Rio Branco-AC diz que diretoria do Vasco não cedeu São Januário para time fazer reconhecimento do gramado

Quarta-feira, 15/04/2015 - 21:19
comentário(s)

O Rio Branco não veio ao Rio de Janeiro para turismo. É o que afirma o treinador da equipe acriana José Araújo - ou simplesmente Zezito. No último 1º de abril o Rio Branco foi derrotado pelo Vasco por 2 a 1, na partida de ida válida pela primeira fase da Copa do Brasil. As duas equipes voltam a se encontrar hoje às 22h em São Januário em busca da classificação.

Para avançar para a próxima fase da Copa do Brasil o treinador Zezito sabe que terá uma missão difícil. O Vasco pode empatar, ou até mesmo perder por 1 a 0 que estará classificado. Para avançar, o Estrelão - como é conhecido o alvi-rubro acreano - precisa vencer por dois gols de diferença. Ou por um gol de diferença, caso marque mais de três vezes. Um eventual 2 a 1 em favor da equipe levaria a partida para os pênaltis.

A Goal conversou com Zezito, personagem da partida de hoje. O treinador se destacou na Caldense, onde recebeu até um certificado por ser o treinador que mais vezes dirigiu a Veterana, campeã mineira em 2002 - durante seis anos. Zezito chegou ao Rio Branco no ano passado visando títulos - principalmente em uma competição que Criciúma, Juventude, Santo André e Paulista de Jundiaí ensinaram o 'caminho das pedras'.

Confiança na classificação

"A nossa confiança é muito boa. Já temos algumas peças novas em relação ao jogo passado. A diretoria contratou alguns jogadores, depois que começamos o campeonato de maneira um pouco humilde. E agora não, agora já estamos mais arrumados", disse Zezito por telefone à Goal.

"A gente sabe que é um jogo difícil. Fora de casa, contra uma equipe grande... é complicado. Mas nós estamos trabalhando para reverter o resultado. Sabemos que não é fácil, mas também não é impossível", confessou Zezito, ciente que o Rio Branco não joga no Rio de Janeiro há 18 anos.

Envolvido na semifinal do Campeonato Carioca contra o arquirrival Flamengo, o Vasco se divide entre as duas competições. Mas, o técnico Doriva já sinalizou que escalará uma equipe repleta de reservas. Apenas os titulares Guiñazu e Martín Silva começarão a partida entre os onze titulares.

Novidades na equipe acriana

Zezito acredita que a história será diferente da primeira partida. Principalmente porque a equipe conta com quatro reforços: o atacante Alexandre Matão, o zagueiro Martinez, o volante Marzagão, e o meia Robinho.

"Foram contratados quatro jogadores. Nós vamos tentar utilizar já que são jogadores que eu conheço bem, bons tecnicamente. Eles vão ajudar muito", garantiu Zezito, que disse não temer problemas de entrosamento com os recém-chegados.

"Eles trabalharam uma semana só com o grupo. Mas como são jogadores que conheço bem, acredito que não vai ter problema não (de entrosamento)". A esperança de gols é o centroavante Alexandre Matão, ex-São Paulo-RS.

Treino no Aterro do Flamengo

"Inicialmente nós conversamos com o pessoal do Vasco. Quando eles foram lá, nós cedemos o nosso campo principal para eles treinarem, que é a Arena da Floresta. Nós pedimos para deixar a gente fazer um reconhecimento do gramado, que não é nem um treino, mas eles não aceitaram. Então a nossa diretoria entrou em contato com o pessoal aqui do hotel, que então arrumaram essas quadras aqui no Aterro do Flamengo. Para assim a gente fazer uma recreação, corrigir mais alguma coisa, mas foi satisfatório porque a quadra é muito boa. Deu para trabalhar"

Os gramados sintéticos do Aterro do Flamengo são bastante populares no Rio de Janeiro, principalmente pela gratuidade de sua utilização. Mesmo assim, o treinador comentou uma suposta cobrança para treinar no local.

"Eu não sei, mas acho que teve uma taxa. Parece que o hotel tem um convênio lá. Não sei quanto, porque acho que os diretores acertam, mas no fim deu tudo certo. As quadras são muito boas, tem um tamanho muito bom, principalmente a que a gente usou"

Time reserva do Vasco

"Isso não nos preocupa. Pelo contrário, acho que para nós vai ser até mais difícil. Porque eles vão colocar jogadores que não vinham jogando, e esses jogadores fazem parte do grupo. Sempre digo que os times grandes podem fazer três, quatro times do mesmo nível só com peças do elenco. Eles vão correr muito mais para mostrar serviço. Por exemplo o pessoal que foi jogar lá, como o Thalles, que é um jogador de Seleção Brasileira", elogiou Zezito, fã dos trabalhos de Felipão, Zagallo e Parreira.

Quinho, o funcionário público que salvou o Rio Branco

Se o Rio Branco está classificado para jogar hoje, muito se deve ao golaço marcado pelo volante Quinho. O jogador é também funcionário público na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Rio Branco, e por isso treina apenas em meio período.

"O Quinho é um jogador que tem uma qualidade boa, mas que ele não trabalha em período integral. Na última semana ele teve uma contratura na perna e ficou sem treinar. Então é um jogador que tem condições físicas limitadas. Vou ver ainda se vou usá-lo ou não. Ele é um volante, tem que marcar, então fica complicado. Ele tem esse problema de não trabalhar em período integral e a lesão, o que me atrapalha um pouco para enfrentar um time como o Vasco"

Além do Quinho, Jeferson também tem a mesma situação de ter uma outra profissão além do futebol. Fato que não agrada Zezito: "Temos que ter jogadores que treinem nos dois períodos. Mas não pode acontecer isso"

Apesar do lamento, Zezito exalta a técnica de Quinho: "Ele fez um gol muito bonito. É um jogador muito importante, o único problema é não poder treinar em tempo integral", opinou o técnico de 60 anos.

Expectativa no Acre

"A expectativa é muito grande não só da torcida do Rio Branco, mas de todo estado do Acre. Todos estão eufóricos, querendo que o Rio Branco passe. Mas caímos em uma chave difícil, logo de cara contra o Vasco. Ser campeão da Copa do Brasil é difícil, então quem sonha mais são os times grandes. Mas, se está nas nossas mãos, não custa sonhar também (com o título)", disse o ex-jogador, que pendurou as chuteiras aos 30 anos de idade para começar a carreira de técnico.

O Rio Branco busca o título do Campeonato Acriano para alçar voos maiores. A equipe ocupa a terceira posição no Estadual, com 11 pontos em seis jogos, um a menos que o líder Atlético-AC. Os quatro primeiros colocados se classificam para a próxima fase. O campeão garante uma vaga na Série D do Brasileirão, além de vaga na Copa Verde.

Fonte: Goal.com