Jogo contra o Vasco vale vaga na Série D do Brasileiro para o Volta Redonda

Terça-feira, 07/04/2015 - 22:33
comentário(s)

A 15ª e última rodada da Taça Guanabara, nesta quarta-feira, tem Flamengo e Botafogo disputando o título do turno. Tem Madureira, Vasco e Fluminense brigando pelas duas últimas vagas para a semifinal. E tem Volta Redonda e Bangu visando a um lugar na Série D do Campeonato Brasileiro, numa disputa com desdobramento um pouco mais acima na tabela: para assegurar sem sustos a participação na Quarta Divisão nacional, o Voltaço precisa derrotar Cruz-Maltino, que pode terminar o estadual fora do grupos dos quatro mais bem colocados em caso de novo revés. Todos os jogos começam às 22h (de Brasília) – clique aqui e confira a tabela completa do estadual.

Em sétimo lugar com 23 pontos, o Volta Redonda encara o Vasco em São Januário. Se um empate garante a classificação do anfitrião à semifinal do Carioca – uma vez que Fluminense e Madureira se enfrentam –, a igualdade só serve à equipe do Sul Fluminense se o Bangu não superar o Resende em Edson Passos. A necessidade da vitória diante de um Cruz-Maltino que não pode perder, sob risco de depender de outros resultados, não assusta o técnico do Voltaço, Elson Roberto, autor gol do título do Voltaço na Taça Guanabara de 2005.

– Seria um grande presente para mim e para o Volta Redonda, já que a vaga na Série D é o principal objetivo traçado pelo clube desde no início do estadual. Sabemos que temos um adversário duro pela frente, um dos quatro grandes do Rio. O Vasco precisa do resultado em casa para se garantir nas semifinais, mas dependemos somente dos nossos esforços, e os jogadores estão cientes e motivados pelo que representa uma vitória neste jogo – disse o comandante, que assumiu o time depois da saída de Marcelo Cabo para o Macaé.

O otimismo de Elson Roberto, que completa 46 anos nesta quarta-feira, contrasta com os pés no chão do presidente do Bangu, Jorge Varella. Apesar de o Resende não ter mais aspirações no estadual, o mandatário prevê parada dura para a equipe de Moça Bonita. Mais do que isso, também não mostrou empolgação com o fato de o adversário direto pela vaga encarar o Vasco fora de casa. Mesmo que sua equipe, em oitavo lugar com 22 pontos, precise de uma combinação com razoável probabilidade.

– O Vasco joga sob maior pressão por causa da possibilidade de ficar fora de uma semifinal. O Volta Redonda entra menos pressionado, já que está bem colocado. Pode haver uma pressão por classificação para a Série D, mas o time já está bem, e o Vasco está obrigado a ter um resultado positivo. Mas não adianta o Volta Redonda tropeçar se nós não fizermos a nossa parte. O jogo é uma decisão para o Bangu, mas também é para o Resende, que pretende ficar entre os dez primeiros.

Série D = melhor perspectiva financeira

Embora trate a possibilidade com muita cautela, Jorge Varella diz já estar trabalhando na captação de recursos para a disputa da Série D, afinal, uma possibilidade financeira se abre para os clubes que não entram de férias ao fim do estadual.

– A nossa intenção é buscar parceiros para viabilizar a nossa disputa, caso a vaga se confirme. Sei que é difícil, mas nada é impossível. Hoje a CBF vem ajudando clubes de menor investimento nas séries inferiores. O filé é a Série A, mas a CBF enxergou a necessidade de valorizar as divisões inferiores, então nada melhor do que dar uma ajuda no caixa dos clubes. O Bangu tem uma marca muito forte, e acredito que uma vaga no Brasileirão atrairia boas parcerias. Trata-se de uma marca centenária, de um vice-campeão brasileiro (em 1985) que por muito tempo jogou a Primeira Divisão. Isso ajuda muito na busca por parceiros.

Varella lembra que em 2014 o Bangu ficou perto de disputar a Quarta Divisão depois que o Boavista, quinto colocado no Carioca daquele ano, decidira não disputar a competição nacional.

– Ano passado existiu a possibilidade de ficarmos com a vaga. O Boavista avisou que não disputaria a Série D, e a Federação (Ferj) nos comunicou. Comecei a buscar parceiros, mas no dia seguinte fomos surpreendidos com uma parceria entre Boavista e o Sampaio Correa da região de Saquarema. Decidiram disputar – disse o dirigente. O Boavista acabou na lanterna do grupo A8, e a Cabofriense, segundo carioca classificado, também foi eliminado na primeira fase ao terminar na terceira posição do Grupo A7.

Para o presidente do Volta Redonda, Flávio Horta, a classificação à Série D seria mais do que coroar o trabalho realizado nos primeiros meses de 2015. Seria fundamental para a equipe não perder jogadores, precisando mais uma vez começar do zero para a temporada seguinte.

– Já conseguimos algumas metas que traçamos. Primeiro, de não sermos rebaixados. Depois, de ficarmos entre os dez mais bem colocados. Agora, já que não temos mais como ir à semifinal, nossa meta é a vaga na Série D. Estamos à véspera de uma decisão de suma importância. Temos um compromisso difícil contra o Vasco, e os jogadores estão muito motivados. Não podemos tomar nenhum providência a respeito do nosso futuro antes que essa situação seja definida. Se a vaga vier, ficaremos muito felizes em disputar uma competição desse porte, porque nos preparamos para isso. Investimos na base, pagamos os salários em dia, pagamos "bicho" no vestiário, não tivemos nenhuma reclamação trabalhista. Se não nos classificarmos, não teremos como segurar os jogadores, já que alguns estão sendo cobiçados pelo bom Carioca que fizeram. De qualquer forma, ficaremos orgulhosos e com sensação de dever cumprido pela campanha que fizemos. Fora do campo, fizemos o máximo que pudemos.

Pequenos do Rio em ascensão

Apesar de estarem atrás de Madureira e Macaé na tabela, Volta Redonda e Bangu brigam pela vaga graças ao bom momento dos pequenos do Rio de Janeiro. Na briga para ir à semifinal, o Tricolor suburbano assegurou participação na Série D com o título da Taça Rio. O Macaé, por sua vez, está na Segundona depois de conquistar a Série C em 2014. É este o pensamento de Jorge Varella, presidente da equipe de Moça Bonita.

– Os clubes menores conseguiram montar elenco mais fortes. Temos oito clubes acima dos 20 pontos, e entre eles estão Bangu, Macaé, Volta Redonda e Madureira. Isso demonstra que houve uma melhoria nos elencos dos clubes de menor investimento. É por conta disso que não espero moleza contra o Resende. Assim como não espero facilidades para o Vasco contra o Volta Redonda. Vimos o Vasco em Nova Friburgo (perdeu por 5 a 4 para o Friburguense). O Fluminense foi a Volta Redonda e não teve moleza (perdeu por 2 a 1). O Flamengo não teve facilidades com o Madureira (empate em 1 a 1). Nós também fizemos bons jogos nas derrotas para Fluminense (2 a 1), Botafogo (3 a 1) e Flamengo (2 a 1). A rodada será desesperadora não apenas para quem está brigando por vagas lá em cima, mas também tem essa luta por vaga no Brasileirão (Série D) e contra o rebaixamento (Nova Iguaçu, Boavista, Cabofriense e até o Tigres correm risco de queda).

Fonte: GloboEsporte.com