Futebol Americano Feminino: Vasco disputará o Circuito Brasileiro de Flag Football em junho

Quinta-feira, 02/04/2015 - 23:29
comentário(s)

O time de futebol americano feminino do Vasco disputará pela primeira vez a etapa regional do Circuito Brasileiro de Flag Football, entre os dias 06 e 07 de Junho, na cidade de Serra-ES. além das vascaínas, participarão da competição as equipes do Fluminense Guerreiras, Panteras e Fênix do Espírito Santo.

O flag football é uma modalidade do american football aonde os jogadores não tem contato e é disputado sem o uso dos equipamentos de proteção. Ao invés do adversário com a bola ser tackleado (derrubado), ele é puxado por uma fita presa por um cinto na cintura do atleta. Não tem bloqueio, tackle, OL (Linha ofensiva) e nem DL (linha defensiva). São 5 atletas de cada lado, diferente do futebol americano tradicional disputado por 11 competidores. O Quarterback pode ser pressionado somente por adversários que estejam numa distância mínima de 7 jardas da linha inicial da jogada.

O esporte é amplamente abraçado pelas mulheres, mas também praticado pelos homens. A Seleção Brasileira feminina já disputou dois mundiais. O flag surgiu nos EUA aonde é muito utilizado para iniciar as crianças no futebol americano, sendo uma atividade bastante educacional. No Brasil, o esporte chegou em São Paulo, no ano de 2008, mas nacionalmente a partir de 2012.

Outra diferença entre as modalidades é na dimensão do campo. São 50 jardas de extensão, sendo 25 laterais e cada end zone tem 5 jardas. E no FA o time tem 4 chances para passar 10 jardas, já no flag são 4 oportunidades para atravessar 25.



Fonte: Site oficial do Vasco