Remo: Ariel Suárez e Cristian Rosso voltam a competir pelo Vasco

Sábado, 28/03/2015 - 12:23
comentário(s)

Ariel (esq.), que competiu no 2 sem, e Cristian estiveram no último domingo na LagoaPraticamente os únicos grandes destaques do remo do Vasco nos últimos anos, em que o clube enfrentou sérias dificuldades em seu esporte fundador, os argentinos Ariel Suarez e Cristian Rosso não competiram em sequer uma prova pelo Vasco ao longo do ano de 2014. Para isto, o clube alegava a falta de recursos para custear as viagens e o fato dos grandes atrasos nos pagamentos deles e também dos remadores que treinam no dia a dia da Sede Náutica da Lagoa. No double skiff, Ariel e Cristian são os atuais campeões pan-americanos (Guadalajara-2011), título que defenderão neste ano em Toronto-CAN, e terminaram em quarto lugar nas últimas Olimpíadas (Londres-2012), ficando muito próximos da tão sonhada medalha. Em 2014, nesta mesma prova, foram campeões nos Jogos Sul-Americanos (Santiago-CHI), maior competição poliesportiva da América do Sul. Outro grande feito da dupla foi a medalha de prata na etapa da Copa do Mundo de Hamburgo-ALE, em 2011.

Os atletas conversaram e negociaram com a nova diretoria do Vasco, que optou por permanecer com os atletas. Eles já estiveram no Rio de Janeiro na última semana, culminando com a disputa da primeira regata do Campeonato Estadual. Pelo Vasco, eles conquistaram diversas vitórias desde 2011 – Ariel chegou ao clube em 2010, um ano antes de Cristian -, sobretudo no double e no single skiff.

A vinda dos atletas agora não foi tanto com vistas à prova em si da categoria aberta – foi o 2 sem. Além de ambos serem especialistas no skiff, os dois remam no mesmo bordo do barco (boreste), o que praticamente inviabiliza que eles disputem o 2 sem, barco de palamenta simples. A comissão técnica optou por Samuel Ferreira de Melo e Ariel Suarez comporem a guarnição, que, com pouco tempo de treinamento, terminou em terceiro lugar, sem estar muito atrás dos dois primeiros. Cristian Rosso, mesmo sem competir, marcou presença no box vascaíno na regata.

O blog CRVG – Em Todos os Esportes entrou em contato com Ariel Suarez, que falou sobre o seu retorno às competições com o macaquinho do Vasco:

– Cristian e eu estamos muito felizes por voltar ao Vasco, já é a nossa casa. Com trabalho vamos levar o Vasco aos triunfos.

Ariel reconhece os problemas, como o fato de que durante todo o ano de 2014 o clube não lhes ter pago o que fora previamente acordado, mas faz questão de ressaltar a relação emocional e afetiva que a dupla tem com o clube:

De volta à Argentina, Ariel treina com o macaquinho do Vasco– Em 2014 por diferentes motivos não tivemos a sorte de ir representar as cores que amamos e defender o povo vascaíno. É verdade que nos deviam dinheiro e é difícil seguir adiante sem um respaldo econômico, mas não é o mais importante, já que faz anos que com Cristian não fazemos pelo dinheiro. Aprendemos a amar o clube e nos orgulha defender as cores vascaínas. Sentimo-nos parte de uma grande família e espero que este apreço pelo clube e a sua gente não se perca. Para a temporada 2015, temos todas as ganas do mundo de seguir sendo parte do povo vascaíno e assim poder defender as cores e colocá-las no topo do esporte.

O remador argentino, que superou uma gravíssima infecção bacteriana em 2013, revela que os dois receberam propostas de outros clubes brasileiros, mas afirma que fizeram questão de permanecer no Vasco:

– Tivemos propostas de outros clubes do Brasil, mas decidimos permanecer no Vasco. Muitos nos dirão que estamos loucos, mas nós decidimos isto e fazemos as coisas com o coração. Queremos permanecer e seguir adiante no Vasco para apoiar o futuro do remo, motivar os mais jovens, defender as cores do clube e ganhar medalhas para o Vasco! Espero que a nova diretoria saiba e possa dar ao remo aquilo que nos últimos deixaram de lado. Desejo-lhes toda sorte do mundo.

No ano em que não competiram pelo Vasco, coincidentemente Ariel e Cristian não tiveram um bom ano no double skiff. Apesar de o ano ter começado com a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos, eles não lograram bons resultados nas competições do calendário internacional do remo. Na etapa de Aiguibelette-FRA da Copa do Mundo, eles tiveram seu melhor resultado no ano, figurando na final B da competição, na qual terminaram em terceiro lugar (nono lugar no geral, portanto). Na etapa de Lucerna-SUI e no Campeonato Mundial, em Amsterdã-HOL, eles disputaram a final C, terminando, respectivamente, em primeiro e em quinto lugar (no geral, 13 e 17º). Faltando um ano e meio para os Jogos Olímpicos, Ariel fala sobre o ciclo olímpico, que culminará nos Jogos do Rio-2016:

– A verdade é que 2014 foi um ano atípico, já que os resultados não acompanharam o modo e a quantidade de treinamentos que tivemos. Durante todo o ano treinamos como nunca em nossas carreiras desportivas, mas os resultados foram completamente diferentes. O esporte não é matemático. Muitas vezes treinar em maior quantidade não significa funcionar melhor. 2014 não foi bom para a dupla. 2010, 2011, 2012, e 2013 foram excelentes, sempre em crescente e colocando o barco entre os melhores do mundo. Em 2014 não foi bom. Só espero não repetir um ano como este e voltar ao anterior. Faltam dois anos e tenho fé em que voltaremos a ter um nível mundial, como nos Jogos de Londres – encerrou o remador.

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes