Câmara de Vereadores rejeita troca do nome do Engenhão para Nilton Santos

Quarta-feira, 25/03/2015 - 22:28
comentário(s)

A Câmara de Vereadores do Rio acaba de rejeitar, na tarde desta quarta-feira, a alteração do nome do Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, para Estádio Nilton Santos, troca defendida pela torcida do Botafogo, clube arrendatário do local. A discussão foi ríspida entre os parlamentares e o projeto de lei acabou arquivado, além de suspensão da sessão após o debate.

De autoria dos vereadores Paulo Pinheiro e Renato Cinco (Psol) e Marcelino de Almeida (Pros), o projeto de lei foi elaborado a partir de uma solicitação do presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, como forma de homenagear o ídolo botafoguense, morto em 2013. Antes, a bancada do Psol havia proposto a troca do nome de João Havelange para João Saldanha, jornalista esportivo falecido em 1990 e apaixonado torcedor do clube de General Severiano.

"As pessoas queriam ter o Nilton Santos batizando o estádio, mas isso não foi suficiente para esta Casa. Hoje, o João Havelange foi o grande vencedor da sessão. O Jairinho (líder do governo) disse que o prefeito Eduardo Paes não queria fazer uma 'descortesia' com o João Havelange e não tinha vontade em mudar", declarou Paulo Pinheiro. Atualmente, a torcida já se refere carinhosamente ao estádio como "Niltão", em referência ao ídolo.

Fonte: O Dia Online