Valdir Bigode: 'Todos os jogos contra o Flamengo foram importantes'

Sábado, 21/03/2015 - 15:10
comentário(s)

Revelado do Vasco no início da década de 90, Valdir defendeu São Paulo, Benfica, Atlético-MG e Santos. Mas foi em São Januário que ele se transformou ídolo e deixou raízes. Aposentado desde 2006, o ex-camisa 7 atualmente é auxiliar técnico do técnico Doriva e tenta passar um pouco da sua experiência no clássico contra o Flamengo, que é tratado pelo presidente Eurico Mirando como um campeonato à parte. Em entrevista ao programa "É Gol!!!", o "Bigode" relembrou duelos contra o rival nas divisões de base e disse que uma vitória facilita para o time tenha tranquilidade na sequência da temporada.

- Todos os jogos contra o Flamengo foram importantes. Até os jogos foram disputados em São Januário e em Bangu, quando ainda era bem menino. Todos os jogos foram muito importantes (...). Esse jogo é de berço, você precisa ganhar para te dar uma tranquilidade no decorrer da semana ou do mês. É um jogo que tanto derruba quanto levanta.

Como profissional do Vasco, Valdir fez 135 gols em 236 partidas. Mas o jogador lembra de dois com muito carinho, que foram feitos no dia 27 de fevereiro de 1994, pelo primeiro turno do Campeonato Carioca. Com mais de 100 mil pessoas no Maracanã, o Gigante da Colina venceu por 3 a 1 e, segundo o ex-jogador, deu um passe importante na conquista do tricampeonato do Estadual, único da história do clube.

- Esse jogo me ajudou muito. Naquele momento eu vinha em uma crescente muito boa. Dois gols em cima do Flamengo, com 130 mil pessoas. Tinha muita gente ali. Foi um jogão. O Flamengo também teve oportunidades, mas não conseguiu aproveitar. Eu aproveitei as minhas e o Vasco foi mais feliz. Acho que os dois fizeram eu ter uma carreira ainda melhor naquele momento (....). Botafogo, Fluminense e Flamengo. Todos estavam lá para tentar derrubar o Vasco. Mas conseguimos diante de todos levantar o troféu do tricampeonato. Foi maravilhoso. Nós tínhamos um grande time e, por isso, ficamos na história do Vasco.

Auxiliar do técnico Doriva desde o início da temporada, o "Bigode" volta ao clube pela terceira vez e espera ter o mesmo sucesso das outras oportunidades. Pelo Vasco, ele conquistou quatro Campeonatos Cariocas (1992, 1993, 1994 e 2003) e foi duas vezes artilheiro da competição (1993 e 2004).

- Aqui que eu praticamente nasci. Cheguei com 15 para 16 anos. Me receberam de braços abertos. É a terceira passagem que estou tendo aqui (...). Espero que agora eu possa ajudar fora de campo com algo bem parecido com o que fiz dentro de campo.

Flamengo e Vasco se enfrentam neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã. O time de São Januário é o líder da competição, com 26 pontos, seguido por Botafogo, com 25, e Flamengo, com 23, mesma pontuação do Madureira, quarto colocado na tabela de classificação.



Fonte: Sportv.com