PM reforça seguraça para o clássico e Justiça amplia punição a organizadas

Sexta-feira, 20/03/2015 - 12:28
comentário(s)

O efetivo de segurança para o clássico entre Flamengo e Vasco foi ampliado em relação à partida entre Flamengo e Botafogo no aniversário de 450 anos do Rio. Para o jogo de domingo, no Maracanã, serão destacados 1.431 homens ao todo, entre policiais militares, guardas municipais e agentes de segurança contratados pelo consórcio que administra o estádio. No último clássico, o número foi de 1.230 homens.

Além do aumento no efetivo, haverá mais rigor na punição às torcidas organizadas. Por determinação do Juizado do Torcedor, a Força Jovem do Vasco, já proibida de frequentar eventos esportivos, foi incluída nas regras de afastamento do estádio e, assim como a Torcida Jovem do Flamengo, deverá se manter em um raio de cinco mil metros de distância do Maracanã. Já os integrantes da Raça Rubro-Negra não poderão entrar no estádio se estiverem caracterizados com uniformes ou objetos da facção.

- A Força Jovem e a Torcida Jovem sequer foram chamadas para a reunião com os órgãos de segurança e quem descumprir a norma do Juizado do Torcedor será preso - garantiu o tenente-coronel João Fiorentini, comandante do Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádio).

A expectativa de que os 56.678 ingressos postos à venda esgotem levou a PM a planejar o aumento do efetivo, que será distribuído da seguinte maneira: 560 policiais do Gepe e do 4º BPM, 210 agentes da Guarda Municipal, 457 seguranças do Maracanã, mais 35 orientadores externos, 27 de bilheteria e 142 de acesso ao estádio.

- Devido à rivalidade e à expectativa de os ingressos esgotarem, aumentamos o policiamento para proteger o público e prevenir qualquer tipo de problema que possa ocorrer - explicou Fiorentini.

Fonte: O Globo Online