Basquete: Hélio Rubens, sobre o interesse vascaíno: 'Sinceramente, já me vejo no Vasco'

Sexta-feira, 06/03/2015 - 18:02
comentário(s)

O Vasco ainda não tem nem data para voltar a disputar uma partida de basquete com uma equipe adulta, mas se depender da vontade de Hélio Rubens o projeto revelado pelo vice-presidente de Quadra e Salão Fernando Lima, há pouco mais de uma semana, tem tudo para se concretizar mais cedo do que se imaginava. Desempregado há cerca de um ano, o treinador de 74 anos descarta o rótulo de aposentado, afirma que tem recebido várias propostas de times sul-americanos e se mostra entusiasmado com a possibilidade de retomar sua vitoriosa carreira num clube por onde conquistou tantos títulos.

Hélio Rubens não foi pego tão de surpresa assim com a notícia. Afinal, o ex-comandante vascaíno nos títulos conquistas nos anos 90 e 2000 revela que chegou a conversar com Fernando Lima antes mesmo da nova diretoria ser eleita e tomar posse. A vontade de voltar a trabalhar no Rio de Janeiro é tão grande que o treinador já fala como se tivesse data para estrear.

- Me anima bastante essa possibilidade e sei que o que me espera em termos de trabalho como da outra vez. Vai ser dureza, mas admito que já comecei a visualizar minha volta. Quais serão as pessoas com quem vou conviver, seja na diretoria do clube ou na imprensa, quais jogadores, diretores e a torcida?. Já imaginei tudo isso. Depois de tudo que fizemos no Vasco, com uma torcida que o clube tem, no Rio de Janeiro, como posso falar que não quero voltar? Claro que quero, até porque o Vasco merece e tem que superar os momentos de dificuldades desses últimos anos. Sinceramente, já me vejo no Vasco (risos)". Dói muito ver o clube longe do basquete. Quando me falaram que estava tudo depredado eu disse que nem gostaria de ir lá porque eu ia chorar - disse Hélio Rubens, sem esconder o sorriso ao falar do antigo clube.

Se a ideia inicial de Fernando Lima era trazer Hélio Rubens como treinador apenas por um pequeno período e depois transformá-lo numa espécie de gerente ou coordenador geral, é com o dirigente vascaíno rever seus planos e adiar seu desejo de promover a estreia de Helinho como técnico.

- Quando fiz minha despedida do basquete de Franca como técnico, foi apenas de Franca. Ainda estou recebendo convites da Argentina, do Uruguai, da Venezuela, mas não quero sair daqui no momento. Tenho uma agência de correios em Uberlândia e um spa de estética para ajudar minhas filhas e não quero deixar o Brasil. Mas não significa que encerrei minha carreira como treinador. Preferiria voltar como técnico. Sinto falta e é o que gosto de fazer. Me sinto bem, aprendi a dominar o detalhe, de conhecer a personalidade de cada um e a cobrança é meu maior elogio. Não penso em dinheiro, me sinto na obrigação de transmitir o que aprendi. são poucos que têm isso, que adquiriram essa sensibilidade de conhecer a personalidade de cada um, como se dirigir a cada um individualmente ou ao grupo como um todo, não deixar ter descarga emocional nem pela tristeza por uma derrota e nem pela alegria de uma vitória - afirmou.

Hélio Rubens, no entanto, gosta da ideia de ver Helinho como ser substituto. Certo de que o armador de Franca terá sucesso na nova carreira, o ex-comandante da seleção brasileira abre um largo sorriso com a possibilidade de trabalhar lado a lado do filho novamente, desta vez numa nova função.

O principal interessado, no entanto, é mais cauteloso. Por respeito ao seu compromisso ainda como jogador com a equipe de Franca, Helinho prefere adotar um discurso menos eufórico que o pai. Lisonjeado com o interesse vascaíno, o camisa 10 de Franca agradece a lembrança, confirma que realmente desejo ser treinador quando pendurar a munhequeira, mas acha que ainda é um pouco cedo para se entusiasmar com o assunto.

- Acho que é uma situação natural por meu pai ter sido jogador e técnico, pelo fato de estar há tanto tempo nesse meio e ser armador, que geralmente é o cara com uma leitura maior de jogo. Mas quero primeiro fazer umas especializações, aprender um pouquinho mais. Fui pego de surpresa com essa notícia, mas fico muito orgulhoso e feliz com esse interesse. O Vasco é uma equipe pela qual tive a oportunidade de trabalhar, onde fiz grandes amizades, conquistei muitos títulos importantes e que marcou minha vida para sempre. Hoje estou em Franca, jogando ainda, mas no futuro é claro que podemos conversar sobre o assunto porque é um clube onde tenho um carinho especial - explicou.

Independentemente de qual seja o desfecho dessa história, o mais importante para Helinho é o provável retorno do clube de São Januário no cenário nacional do basquete.

- O mais importante é a volta do Vasco . É uma situação fantástica para o basquete brasileiro. É um clube gigante, com uma torcida de massa que até hoje tem um carinho impressionante com todos nós e que não merece ficar fora da elite. Fforam três anos muito intensos, ao lado de jogadores de altíssimo nível e ganhando muitos campeonatos. Foi uma época que marcou muito a vida de todos que estiveram presente - lembrou.



JOGO DAS ESTRELAS DO NBB

Helinho está em Franca para a disputa do Jogo das Estrelas do NBB.Ele participa do Arremesso das Estrelas: cada trio levará o nome de ex-jogadores que fizeram história em Franca. Vencedor no último ano, Chuí está de volta, agora acompanhado por Helinho e da armadora Adrianinha. O ex-jogador Fausto Giannechini terá ao seu lado o ala Marquinhos, do Flamengo, e a pivô Clarissa. Ex-pivô e assistente técnico de Lula Ferreira na equipe francana, Paulão Berger será acompanhado de Larry Taylor, do Bauru, e da ala/pivô Damiris. Outra trinca será composta pelo ex-jogador Robertão, David Jackson, do Limeira, e Isabela Ramona. Por fim, o quinto trio tem Edu Mineiro, ex-atleta e atualmente dirigente do Franca, Guilherme Giovannoni, do Brasília, e pela pivô Érika.

TORNEIO DE ENTERRADAS

- André Coimbra (Franca) - pivô - 28 anos - 2,06m de altura
- O’Neal Mims (Uberlândia) - ala/pivô - 31 anos - 2,08m de altura
- Gerson (Mogi das Cruzes) - pivô - 23 anos - 2,05m de altura
- Maxwell (Brasília) - ala - 23 anos - 1,97m de altura

TORNEIO DE HABILIDADES

- Nezinho (Limeira) - atual campeão
- Ricardo Fischer (Bauru)
- Davi (Basquete Cearense)
- Léo Meindl (Franca)
- Thiaguinho (Liga Sorocabana)
- Coelho (Minas)
- Holloway (Paulistano)
- Stanic (Palmeiras)
- Betinho (São José)

TORNEIO DE 3 PONTOS

- Marcelinho (Flamengo) - atual campeão
- Jefferson (Bauru)
- Marcos Mata (Franca)
- Ronald Ramon (Limeira)
- Jamaal (Macaé)
- Filipin (Mogi das Cruzes)
- Lucas Dias (Pinheiros)
- Eric Tatu (Rio Claro)

ARREMESSO DAS ESTRELAS

- Time Fausto: Marquinhos/Fausto/Clarissa
- Time Paulão: Larry Taylor/Paulão Berger/Damiris
- Time Chuí: Helinho/Chui/Adrianinha
- Time Robertão: David Jackson/Robertão/Ramona
- Time Edu Mineiro: Guilherme Giovannoni/Edu Mineiro/Erika

Fonte: GloboEsporte.com