Basquete Base: Confira as perspectivas do Sub-12 e do Sub-13 do Vasco para a temporada 2015

Domingo, 15/02/2015 - 12:06
comentário(s)

O blog CRVG – Em Todos os Esportes inicia hoje uma série de reportagens para falar sobre as perspectivas do basquetebol vascaíno para 2015. E para isso, convidamos o novo diretor de basquetebol das categorias de base, Rogério Abreu, para dissertar categoria por categoria, nas quais ele falará sobre as contratações, novidades, dificuldades e desafios para essa nova temporada. Hoje falaremos sobre as categorias sub-12 (pré-mirim) e sub-13 (mirim), que foram recentemente as categorias mais vitoriosas do clube.

No sub-12, o Vasco nos últimos 3 anos disputou 4 competições, sendo campeões em 3 vezes e vice-campeão em uma. Tudo fruto de um enorme trabalho que começou há 4 anos atrás, quando reformulou sua base e conseguiu formar excelentes jogadores, como Thiaguinho, João Pedro, Matheus, entre tantos outros. Segundo Rogério Abreu, esse ano o Vasco terá que recomeçar essa reformulação para poder formar novos atletas e em alto nível:

– O sub-12 esse ano será uma entressafra, porque as duas safras anteriores que foram a safra do Thiaguinho, do Matheus, que hoje estão no sub-14, e o João, essa garotada que foi campeã e vice nos dois circuitos, subiram de categoria. Na nossa cabeça quem vai liderar essa garotada do sub-12 é o Gugu, que tem 11 anos.

E lembrou que esse ano o objetivo maior nesta categoria será dar rodagem aos atletas:

– Neste ano vamos perder, vamos botar os garotos para jogar, vai perder e vai ganhar, para ganhar experiência, para que em 2016 aconteça a mesma coisa que aconteceu nas duas gerações anteriores, em que fomos campeões. Ou seja, os garotos estarão rodados, com experiência, treinados, com a equipe. Esse ano vai ser entressafra, para dar rodagem, para colocar mesmo os garotos para jogar.

Já para a categoria mirim, a sub-13, a intenção é brigar pelo título, assim como foi em 2014 quando foi vice-campeão Estadual:

– A ideia do sub-13 é ir novamente para a final. Tem time? Tem. É a base do sub-12. O David e o Cassio peneiraram bons garotos tanto na peneira quanto nas escolinhas pela cidade. A gente trouxe quatro bons jogadores que vão junto com nosso grupo e com a liderança do João Pedro ir para a final. Vai chegar na final com igualdade de condições em relação ao Flamengo.

O sub-12 é disputado em Circuitos, que ainda serão definidos os participantes e as datas a serem disputadas. Já o sub-13 disputa o Campeonato Carioca e tem sua estreia programada para o dia 15 de março, daqui a exato um mês, às 9 horas no Ginásio do Forninho, em São Januário, contra a equipe do Abig/Jequiá.



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes