Atletismo: Jovens atletas vascaínos participam de clínica com Sergey Bubka, lenda do salto com vara

Segunda-feira, 23/02/2015 - 22:33
comentário(s)

Dois dos maiores nomes da história do esporte olímpico tiveram contato próximo com uma nova geração de atletas brasileiros neste domingo. O ucraniano Sergey Bubka, uma lenda do salto com vara, e a marroquina Nawal El Moutawakel, primeira mulher muçulmana a se tornar campeã olímpica, ministraram uma clínica para cerca de 30 jovens a partir de 16 anos no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), na Urca.

- Foi uma alegria muito grande estar com esses jovens hoje. Óbvio que não tenho a mesma movimentação de quando tinha 20 anos de idade. Mas só de estar aqui com esses atletas eu lembro de quando comecei. Na idade deles eu treinava em chão de cimento. Essa pista aqui é muito boa - comentou Nawal admirada com a estrutura do CCFEx.

Bubka também foi só elogios:

- Extraordinário! Fantástico! Brilhante! Essa experiência será uma boa memória para eles e para mim também. Eu tentei inspirá-los contando o que passei na minha vida esportiva - disse.

Mesmo debaixo do sol quente, chamou a atenção o entusiasmo dos dois ex-atletas. Eles estavam mais animados até que os próprios jovens. Com um sorriso de orelha a orelha, Nawal deu duas voltas na pista de atletismo e pouco se importou com o calor. Em seguida ensinou na prática os movimentos de uma corrida com barreira, que é a sua especialidade. Já Bubka começou com uma palestra, contou sobre sua carreira de atleta e ensinou as principais técnicas do salto com vara. Apenas o atleta do Vasco Robert Silva, de 16 anos, arriscou um salto.

- É um sonho fazer um treino com o Bubka - disse Robert, falando de sua vida esportiva. - Hoje eu sou fundista. Antes, eu saltava com vara. Fui campeão estadual e ganhei o Troféu Brasil de juniores. Mas tive de parar de treinar o salto com vara depois do fechamento do Célio de Barros. Fazia dois anos que eu não saltava.

Nawal é presidente de uma comissão do Comitê Olímpico Internacional (COI) responsável por acompanhar de perto os preparos para os Jogos Olímpicos do Rio. Bubka é membro desta comissão, que é praticamente formada por ex-atletas. Os dois vieram ao Rio para reuniões com as três esferas do governo, Comitê Organizador da Rio-2016 e Comitê Olímpico do Brasil (COB), que serão realizadas entre segunda-feira e quarta-feira.

O contato de ambos com jovens atletas faz parte de uma iniciativa do COI para aproximar seus membros às futuras promessas do esporte. Neste domingo, foi realizada a primeira ação deste programa. Mas a ideia é que novos encontros sejam promovidos.

Bubka é considerado por muitos o melhor atleta da história do salto com vara. Ele foi campeão olímpico em Seul-1988, venceu seis mundiais outdoor e outros quatro indoor. Já Nawal, além do ineditismo entre os muçulmanos, também foi a primeira mulher africana a ser campeã olímpica. Ela foi medalhista de ouro nos 400m com barreira nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.



Fonte: O Globo Online