Vasco usa drone para filmar jogo-treino e GPS para medir movimentação dos jogadores

Segunda-feira, 02/02/2015 - 17:36
comentário(s)

Líder do Campeonato Carioca com uma vitória por 2 a 0 sobre a Cabofriense, em Macaé, no último domingo, o Vasco realiza nesta segunda-feira um jogo-treino contra o Atlético Esporte Aviação (Asa), de Angola, com o teste de uma inovação para as atividades no clube. Uma empresa do Rio de Janeiro levou um drone para filmar a atividade sobrevoando o gramado de São Januário. Nessa terça, o centro científico criado recentemente pelo clube vai implantar uma espécie de GPS para medir o desempenho dos atletas nos treinos.

Os equipamentos estão sendo avaliados para serem adquiridos e fazerem parte do Centro Avançado de Prevenção, Reabilitação e Rendimento Esportivo, o Caprres, coordenado por Alex Evangelista. O drone filma as atividades - cada bateria dura até 15 minutos - e, depois, as imagens são levadas para análise do treinador e da comissão técnica. Nessa terça, o clube implantará ainda uma espécie de GPS para medir quantos quilômetros cada jogador percorre nos treinos, qual a movimentação, entre outros detalhes, que vão servir para análise, principalmente das atividades no dia a dia de São Januário.

O clube tenta parcerias para conseguir adquirir os equipamentos, que são usados em alguns equipes fora do país. O técnico do Bayern de Munique, Pep Guardiola, utiliza a filmagem em drone para observar o comportamento tático de sua equipe durante as atividades.

Para trabalhar junto com a comissão técnica, o Vasco contratou Pedro Monteiro, analista de desempenho, que teve passagem pelo Botafogo e pelo Flamengo, recentemente. Desde a saída de Gustavo Nicoline, que veio com Adilson Batista, o clube não contava com um profissional que fizesse estatísticas e análise tática de adversários.



Fonte: GloboEsporte.com