Eurico tem retrospecto positivo contra o Urubu: 13 vitórias, 12 derrotas e 7 empates

Quarta-feira, 21/01/2015 - 16:41
comentário(s)

A partida entre Flamengo e Vasco desta quarta-feira (21), como era de se esperar, significa muito mais que apenas um amistoso de pré-temporada. Apesar de acontecer fora de seu palco principal, o Maracanã, o Clássico dos Milhões não representa somente o primeiro embate entre os maiores rivais do Rio de Janeiro nesta temporada. O jogo marca o retorno do mandatário cruz-maltino, Eurico Miranda, ao confronto. Além de ser o primeiro encontro dos dois clubes após a polêmica final do Campeonato Carioca, quando o rubro-negro, com um gol irregular de Márcio Araújo, sagrou-se campeão estadual.

O polêmico e folclórico dirigente do Gigante da Colina tem uma atenção especial para o duelo contra o rival. Segundo o mandatário: “Vasco e Flamengo é um campeonato a parte”. E o retrospecto de Eurico Miranda, contabilizando seu histórico como presidente do clube, já que também havia sido vice-presidente e ocupado outras diretorias, neste campeonato particular é favorável ao clube de São Januário. A reportagem do Esporte Interativo preparou uma análise do histórico do duelo com Eurico Miranda.

Com o atual dirigente à frente do clube, o Vasco venceu 13 partidas, perdeu 12 e empatou sete contra o Flamengo, tendo marcado também, mais gols que o arquirrival. As redes balançaram 42 vezes a favor do cruz-maltino e 38 do rubro-negro. A última partida entre as equipes com Eurico Miranda ainda na presidência vascaína foi válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca de 2008 e terminou empatada por 2 a 2. O Flamengo acabaria campeão daquela edição do estadual.

Eurico Miranda foi eleito presidente do Vasco pela primeira vez em 2001, tendo assumido no dia 28 de janeiro. O primeiro encontro de Eurico contra o Flamengo, como mandatário, acabou em vitória rubro-negra, por 1 a 0. No mesmo ano, após declarações de festa de título e comemorações agendadas, o mandatário viu o Vasco cair na final do Carioca diante do Flamengo, após Petković marcar um dos gols mais lembrados da história do clássico, de falta aos 43 minutos do segundo tempo.

Apesar do início ruim contra o maior rival, o presidente vascaíno conseguiu emplacar uma sequência de seis partidas sem perder para o Flamengo, com quatro vitórias, três consecutivas, e dois empates. O mandatário nunca conquistou um título sobre o rubro-negro, mas detém o placar mais elástico dos duelos em que esteve a frente do cruz-maltino, 5 a 1 para o Gigante da Colina pelo Campeonato Brasileiro de 2001. Em títulos, o dirigente nunca foi campeão em cima do Flamengo, como presidente. Além de ter perdido a final do Carioca de 2001, perdeu a final da Copa do Brasil de 2006.

O último duelo de Eurico Miranda contra o Flamengo aconteceu no dia 06 de abril de 2008. O clássico, válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca, terminou empatado 2 a 2. Eurico deixou o cargo no dia 01 de julho de 2008, entregando a presidência à Roberto Dinamite, 12 dias antes de outro duelo contra o arquirrival. Curiosamente, desde que a data em que o atual mandatário deixou o controle do clube de São Januário o Flamengo emplacou uma série de vitórias. Foram dez vitórias rubro-negras, nove empates e apenas três vitórias cruz-maltinas. Inclusiva, vive um jejum de oito partidas sem derrotar o arquirrival.

O primeiro Clássico dos Milhões da temporada acontece nesta quarta-feira (21), às 22h (Horário de Brasília), na Arena Amazônia.

Fonte: Esporte Interativo