Projeto científico do Vasco já muda hábitos de jogadores

Sábado, 17/01/2015 - 12:13
comentário(s)

Com o o rótulo de ser "um marco" na história do clube e contando com o apoio incondicional da nova diretoria do clube, o projeto científico do Vasco, batizado de Caprres (Centro Avançado de Prevenção, Reabilitação e Rendimento Esportivo), já começa a dar seus frutos no elenco e tem influenciado na mudança de hábitos dos jogadores.

O primeiro motivo de comemoração dos profissionais envolvidos, e que são coordenados por Alex Evangelista, é o fato de, até o momento, nenhum atleta ter se lesionado na pré-temporada.

Diariamente, preparadores físicos, fisiologistas, nutricionista e psicóloga têm se reunido em Pinheiral (RJ) na parte da noite para a montagem de um cronograma individualizado dos jogadores, baseado nos estudos feitos em cima das avaliações e testes físicos. A análise é repassada à comissão técnica e tudo é rigorosamente cumprido para a preservação dos jogadores.

Nas avaliações feitas na apresentação do elenco, por exemplo, os profissionais identificaram um desnível entre as pernas de Bernardo. Por conta disso, o meia tem feito um trabalho especial para nivelá-las. Nos estudos, apontou-se também uma lesão mal curada na parte posterior da coxa esquerda do meia Matheus Índio, fato que tem feito o jogador cumprir um cronograma especial.

"Hoje em dia não precisa apenas saber se o jogador está fraco ou forte. Precisa saber, além da força, a potência e, mais do que isso, a questão dos desequilíbrios musculares. Temos a carga de trabalho global, que os jogadores precisam para suportar a carga de jogos e treinos e, dentro das características, conseguimos fazer um trabalho individualizado. É um trabalho minucioso", ressalta ao UOL Esporte preparador físico Fábio Ganime.

Além das execuções físicas e fisiológicas aplicadas diretamente nos jogadores, o elenco tem também, aos poucos, absorvido a filosofia do Caprres. Em uma das palestras que os atletas receberam, por exemplo, o forte calor do início do ano foi um tema abordado e, de lá, surgiu uma orientação que os atletas têm cumprido à risca nos treinamentos.

De acordo com os profissionais vascaínos, é prejudicial ao jogador o ato de molhar o corpo com água para se refrescar. Tal medida tem evitado esta cena nas atividades em Pinheiral, com os próprios atletas se policiando. Fábio Ganime explicou os motivos:

"O jogador pensa que traz beneficio para ele, mas aquilo prejudica, porque quando se tem o calor, há um aumento da temperatura corporal. Quando isso aumenta, o fluxo sanguíneo da pele aumenta, o músculo fica com menos sangue e se sobrecarrega. Quando você joga a água, isso impede a saída do calor do teu corpo. Só para se ter uma ideia, os pesquisadores, cientistas e grandes fabricadores de roupa demoraram de cinco a dez anos para desenvolver um material que tem como slogan 'sempre seco'. Para quê? Para manter o uniforme seco e facilitar a saída do calor do corpo".

O objetivo do Caprres é aliar excelência de serviços de saúde aos jogadores com uma filosofia comportamental, tudo isso com um staff tecnológico de primeira linha. Atualmente, o Vasco é o único clube do Brasil que possui a aparelhagem que tem sido usada na pré-temporada. Tais equipamentos são usados na NBA.

A ideia da diretoria é a de que, em breve, o Caprres tenha seu espaço físico em São Januário. O clube busca patrocínios para arcar com a obra que custará cerca de R$ 1 milhão.

"O Caprres já é uma realidade. A filosofia já esta acontecendo, mas é fundamental que tenhamos o espaço físico para que possamos reunir todas as informações. Temos equipamentos caríssimos que estão sendo usados para a avaliação dos atletas, mas que não podem ficar fixos num lugar. Isso dificulta até mesmo as avaliações permanentes. Avaliação não é para fazer somente de forma espaçada. Quanto mais vezes pudermos fazer, mais a gente trabalha o atleta, a individualidade, e melhor vai ser o trabalho", explicou Ganime.

Coordenador científico do Vasco, Alex Evangelista revelou que o clube já tem sido procurado por atletas de fora.

"Estamos nos dedicando há alguns anos para preparar este projeto e a procura imediata de atletas de alto nível pelo CAPRRES é muito importante. Isso se deve ao fato de o presidente do Vasco ter confiado esta missão para mim, através do doutor Egas (Vice-presidente do departamento médico), e estou muito feliz por cumpri-la. Já tem atletas da NBA procurando saber como é o procedimento das avaliações. Acredito que muitos outros atletas, inclusive da Europa, também terão interesse no nosso trabalho. O presidente Eurico Miranda solicitou que o CAPRRES se torne uma referência no Brasil e no exterior", disse ao site oficial do Vasco.

Fonte: UOL