Há 15 anos, Vasco decidia o I Mundial de Clubes da Fifa

Quarta-feira, 14/01/2015 - 03:34
comentário(s)

Há 15 anos, em 14 de janeiro de 2000, Vasco e Corinthians pisaram o gramado do Maracanã para uma partida histórica: a decisão do primeiro Campeonato Mundial de Clubes organizado pela Fifa. O Gigante da Colina tinha uma verdadeira seleção, com Jorginho, Felipe, Juninho Pernambucano, Edmundo e Romário. A equipe paulista não ficava atrás, contando com Dida, Marcelinho Carioca, Ricardinho, Luizão e Edílson. Tanto equilíbrio resultou num empate sem gols que perdurou por 90 minutos e pela prorrogação com morte súbita (sistema posteriormente abandonado pela Fifa). Nos pênaltis, o Corinthians venceu por 4 a 3 e ficou com o título. Romário terminou a competição como artilheiro com 3 gols. Essa partida detém, até hoje, o recorde de maior público da história dos Mundiais de Clubes da Fifa.

VÍDEO



FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 0 X 0 VASCO

(Pênaltis - Corinthians 4 x 3 Vasco)

Competição: I Campeonato Mundial de Clubes da Fifa - Final

Data: 14/01/2000 - sexta
Hora: 20h (horário de Brasília - horário de verão)

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Dick Jol (Holanda)
Assistentes: Jens Larsen (Dinamarca) e Fernando Cresci Fripp (Uruguai)

Público: 73.000 pagantes (rodada dupla com Necaxa-MEX x Real Madrid-ESP)
Renda: Não divulgada

Cartões Amarelos: Rincón 43' do 1º, Adílson 30' do 2º, Índio 7' do 1º da prorrogação, Luizão 8' do 2º da prorrogação (Corinthians); Felipe 16' do 1º, Amaral 33' do 1º, Paulo Miranda 9' do 2º e Edmundo 8' do 1º da prorrogação (Vasco).
Cartões Vermelhos: -

GOLS: -

CORINTHIANS: Dida; Índio, Fábio Luciano, Adílson e Kleber; Vampeta (Gilmar - intervalo tempo normal p/ prorrogação), Rincón, Marcelinho Carioca e Ricardinho (Edu - intervalo); Luizão e Edílson (Fernando Baiano 8' do 2º da prorrogação). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

VASCO: Hélton; Paulo Miranda, Odvan, Mauro Galvão e Gilberto; Amaral, Juninho (Viola 6' do 1º da prorrogação), Felipe (Alex Oliveira 12' do 1º da prorrogação) e Ramon (Donizete 6' do 2º da prorrogação); Edmundo e Romário. Técnico: Antônio Lopes.

Decisão por Pênaltis:

Rincón (gol) - Corinthians 1 a 0.
Romário (gol) - 1 a 1.
Fernando Baiano (gol) - Corinthians 2 a 1.
Alex Oliveira (gol) - 2 a 2.
Luizão (gol) - Corinthians 3 a 2.
Gilberto (Dida defendeu) - Corinthians 3 a 2.
Edu (gol) - Corinthians 4 a 2.
Viola (gol) - Corinthians 4 a 3.
Mercelinho Carioca (Hélton defendeu) - Corinthians 4 a 3.
Edmundo (para fora) - Corinthians 4 a 3.

(Obs.: Apesar do Vasco estar jogando em sua própria cidade, o Rio de Janeiro, a tabela oficial da competição apontava o Corinthians como mandante.)

GALERIA

Observados pelo quarteto de arbitragem, os capitães de Corinthians, Rincón, e Vasco, Edmundo, se cumprimentam antes da decisão do I Mundial de Clubes da Fifa

Romário e Índio na decisão do I Mundial de Clubes da Fifa



Fonte: NETVASCO (texto, ficha), Youtube (vídeo), Reprodução Internet (fotos)