Basquete: VP de quadra e salão Fernando Lima dá detalhes sobre caso do veto da LNB à participação do Vasco na Liga Ouro

Segunda-feira, 12/01/2015 - 08:46
comentário(s)

NADA MELHOR QUE A VERDADE!

Caros amigos vascaínos,

Tendo em vista a enxurrada de versões que se estabeleceram acerca do basquete do Vasco e sua não entrada na Liga Ouro, me senti na obrigação de trazer a versão do GB Fernando Lima, baseada em datas, nomes e documentos para provar que o Vasco agiu de boa fé neste lamentável episódio.

O Grande Benemérito Fernando Lima dispensa maiores apresentações, porém vou fazê-las assim mesmo. Trata-se de um dos maiores, senão o maior dirigente de basquete brasileiro, responsável direto pela altíssima performance do basquete vascaíno em âmbito nacional e internacional, nos anos 90 e início do século 21. nome conhecido e respeitado nas Confederações Nacionais e Internacionais deste esporte.

Dito isto, poderemos começar este depoimento em forma de entrevista!

JV: Como foi o primeiro contato do Vasco e/ou seus dirigentes com a liga?

Fernando Lima: “Por volta do dia 26 de dezembro procurei o presidente da Federação de Basquete do Rio de Janeiro, Sr. Álvaro, para informá-lo que por estar com as CNDs resolvidas o Vasco poderia novamente participar de competições de alto nível, pois seriam desenvolvidos projetos para os esportes olímpicos.”

Nota da Redação: Verbas estas totalmente desvinculadas do futebol, com destinação exclusiva para esportes amadores.

JV: Como se desenvolveu o contato com a Liga?

FL: “Dias após o Álvaro me procurou perguntando como poderia ser feito o encontro e eu propus que este encontro fosse no Rio, com a presença do Jurídico do Vasco e , se possível, até mesmo a presença do Presidente Eurico. Voltando a ligação mais tarde esta reunião foi marcada para o dia 6 de janeiro, quando representantes da NBB ( LNB) viriam ao Rio.”

JV: O que aconteceu no dia 6 de janeiro exatamente e quem eram os representantes da NBB (LNB)?

FL: “Neste dia , as 13h , na CBB, aqui no Rio, houve o encontro onde estavam presentes o presidente da federação do Rio, Sr. Álvaro, o Vanderlei da CBB, Eu, Daniel Reis advogado do Vasco e os representantes da liga, identificados com credenciais da mesma. A Sra. Lilian Gonçalves, coordenadora de competições e o Sr, Sergio Domenici Gerente Geral da Liga.”

JV: O que foi tratado neste encontro?

FL: “A sra Lilian falou sobre as novas regras da liga, onde não existiam os antigos convites para entrada direta na primeira divisão e da necessidade da disputa da Liga Ouro para o acesso. Após isso falou que esta liga se iniciaria em fevereiro, penso 26/02, e que haveria uma reunião em SP no dia oito para que os últimos detalhes fossem fechados, pois na última reunião em 18 de dezembro teria ficado tudo em aberto. Falou ainda , junto com o Gerente Geral Sérgio Domenici que a taxa de inscrição era de R$ 50.000,00 e que o Vasco poderia fazer esta inscrição e participar do acesso ainda este ano.”

JV: Qual sua decisão, qual sua reação a esta proposição?

FL: “A princípio eu não topei, pois seria tudo muito em cima da hora , sem permitir um bom planejamento, porém todos os presentes, inclusive e principalmente o Sr. Sérgio Domenici insistiram que o Vasco deveria fazer este esforço e participar da Liga Ouro de acesso, pois se não o fizesse isto atrasaria a entrada Vasco na NBB em mais de uma ano! Foi frisado que nada estava decidido, não havia nem tabela e que Jacareí estaria também querendo entrar desde o final de dezembro, já tendo inclusive time contratado, só estando a esperar a reunião do dia oito de janeiro para poder pagar a taxa e entrar na competição! Diante destes argumentos eu pensei que seria importante para o Vasco assumir esta empreitada para que o clube não ficasse muito tempo fora da NBB, sendo assim , ouvindo meu jurídico presente na reunião, decidi levar o caso para a Presidência do clube. Uma vez levada a questão para a Presidência todos concordaram que o Vasco deveria participar e ficou marcada minha ida para SP no dia oito para formalizar o pagamento e a entrada na Liga Ouro. Foram entregues os cadernos de exigências, que incluíam inclusive a necessidade de cópias de contratos de jogadores para que a Liga vigiasse a boa realização destes.”

JV: Neste ponto vc partiu para formar um time?

FL: “Sim. A partir deste momento, em cerca de vinte e quatro horas, consegui várias contratações apalavradas e parti para contatos para trazer algum estrangeiro para o time”

JV: O que aconteceu no dia oito de janeiro em SP ?

FL: “Chegando no local da reunião havia uma assembleia de confirmação de presidência ou coisa parecida e após ter sido apresentado ao plenário eu e o representante de Jacareí fomos convidados a nos retirar do recinto , pois haveria uma decisão a ser tomada. Isto causou espanto em vários presentes. Depois de uma hora e meia eu e o representante de Jacareí fomos comunicados , que por oito x sete havia sido recusada a nossa entrada, alegando perda de data para inscrição, o que nunca foi dito antes pela Sra. Lilian Gonçalves, Coordenadora de competições e nem pelo Sr, Sérgio Domenici Gerente Geral da Liga!!!!!!”

JV: O que você pensa ter mudado a posição da Liga?

FL: “Eu notei, quando cheguei lá que havia algum zumzum sobre a movimentação do Vasco, conseguindo várias contratações em pouco tempo e talvez isto tenha gerado alguma reação contrária, por puro receio!”

JV: Você soube quem votou contra e a favor?

FL: “Fui informado que a votação foi secreta e que foi 8 x 7 contra. Não sei quem realmente votou contra ou a favor, mas os meios de comunicação estão informando que o Flamengo votou contra e se isso for verdade é lamentável”.

Todas as opiniões daqui em diante são desta coluna e não do GB Fernando Lima, sendo assim explanarei o que penso deste imbróglio:

1) A postura irresponsável dos dirigentes da Liga põe sérias desconfianças sobre sua seriedade e maneira de agir.

2) Ao contrário do que foi apregoado de maneira apressada por alguns “entendidos” , o Vasco em nenhum momento tentou entrar pela janela após o prazo, apenas foi insistentemente convidado a pagar uma taxa de entrada na Liga Ouro, pelo Gerente Geral da Liga!

3) A decisão contrária a entrada do Vasco afetou também o Jacareí, que já tinha time contratado desde final de dezembro , prejudicando de maneira extemporânea e irresponsável esta agremiação, além do Vasco!

4) As declarações acovardadas da diretoria do IM só fizeram aumentar a suspeita de que o dedo mulambo esteve presente nesta negativa, e nem ao menos tiveram coragem para responder por seus atos transparentemente!

5) Os representantes da Liga que vieram ao Rio foram colocados pelos outros membros da LNB numa posição desconfortável, pois na prática bancaram bobos da corte!

6) A lamentar que uma pequena parte de vascaínos, engajados politicamente numa eterna guerra sem fronteiras, sem pensar na agremiação, acorreram a colocar dúvidas sobre a atuação do clube neste episódio, em vez de dar o apoio ao Vasco contra esta agressão gratuita por parte de membros desta Liga!

Sempre com o intuito de informar aos vascaínos , nos sentimos na obrigação moral de publicar a verdade sobre este assunto.

Nosso escopo é única e exclusivamente defender o Vasco da Gama, clube de nosso coração, colocando ao alcance de todos a versão correta dos acontecimentos!

Saudações vascaínas

Fonte: Blog Espaço de Jorge Verissimo