Basquete: Fernando Lima, sobre veto ao Vasco: 'Disseram não a 15 milhões de vascaínos'

Sábado, 10/01/2015 - 23:37
comentário(s)

No Vasco, o vice de Quadra e Salão, Fernando Lima, ao lamentar que os times participantes da liga Novo Basquete Brasil tenham vetado, por 8 votos a 7, as entradas de seu clube e do Jacareí (SP) no torneio de acesso, a Liga Ouro, que vai começar a 23 de fevereiro, confirmou que o Vasco já estava se movimentando no mercado e estava perto de montar um bom time para tentar ganhar a vaga no NBB de 2015/2016.

— Nós já havíamos contactado cinco jogadores brasileiros, sendo três do nível de NBB, além de outros dois, que já jogaram e torneios de acesso. Um empresário já estava observando três americanos, um deles atuando no basquete europeu — afirmou Lima, acrescentando que, ao mesmo tempo em que a liga NBB firmou recente e importante convênio com a NBA, não pode se deixar levar por picuinhas. — A NBA firmou um convênio com a liga, porque quer que o produto basquete seja mais consumido no Brasil. Ao vetarem o Vasco e o Jacareí, os clubes da liga disseram não a 15 milhões de vascaínos e a cerca de 280 mil residentes de Jacareí. Eu e a representante do Jacareí só fomos à reunião (com a liga NBB), porque fomos convidados. Jacareí estava até mais adiantado que nós, porque já tinha um time montado.

Lima negou que tanto Vasco quanto Jacareí tenham tentado entrar pela janela, até porque estavam dispostos a jogar a Liga Ouro, cujo campeão avança ao NBB. O dirigente lemboru que o Vasco, no fim dos anos 90, ganhou dois títulos brasileiros, dois da Liga Sul-Americana e foi o primeiro time do país a enfrentar uma equipe da NBA, na final do McDonald´s Open de Milão, em 2000, quando foi superado pelo San Antonio Spurs. Jacareí, conforme ele observou, é mais ou menos como Franca, uma cidade do interior paulista com intensa paixão pela modalidade, por ter sido a terra natal de Ubiratan, grande destaque da seleção brasileira nos anos 60 e 70.

— Em termos técnicos, financeiros e de TV seria ótimo se o Vasco conseguisse a vaga no NBB. Se como eles alegaram já havia congresso técnico da Liga Ouro, por que ouviram os projetos do Vasco e do Jacareí? — questionou Lima, ainda sem saber como ficará o projeto de um time masculino adulto para o clube.

Fonte: O Globo Online