Estrutura e paz são os motivos que fazem Pinheiral ser o local de pré-temporada vascaína

Sexta-feira, 09/01/2015 - 08:53
comentário(s)

O relógio aponta para às 9h e os jogadores começam a sair de seus alojamentos. Numa breve caminhada, se dividem entre um dos dois campos de dimensões padrão Fifa e a academia, equipada com aparelhos de última geração. Tudo isso ao convívio do barulho de gado, que circula calmamente na colina localizada atrás de uma das balizas. Pela terceira vez consecutiva, esta é a rotina do Vasco no local escolhido para acolher seus períodos de treinamento mais longos: o Centro de Treinamento João Havelange, em Pinheiral (RJ).

A mescla entre a estrutura, o isolamento, o conforto e a tranquilidade são os ingredientes que têm sobressaído ao Cruzmaltino em relação à viagens internacionais ou a centros mais badalados, com vulnerabilidade para a tietagem.

Chancelado pela Fifa, o CT de 98 mil metros quadrados conta com dois campos de dimensões oficiais, vestiário, academia, sala de fisioterapia, área de imprensa, caixas de areia, 30 quartos para acomodação, refeitório, auditório de palestras, três lagos de pescaria, salão de jogos, piscinas e churrasqueira.

O local chegou a ser consultado para servir de sede a seleções durante a Copa do Mundo, no entanto, uma parceria foi firmada com a CBF para a entidade usufruí-la com as divisões de base e o futebol feminino no ano passado.

Para Guto Nasser, proprietário do local, o Vasco tem uma certa prioridade nas conversas pela parceria pioneira.

"Temos uma afinidade grande com o Vasco por ele ter inaugurado o CT (no início de 2013). Foi o primeiro clube a nos procurar. Para o período durante a Copa do Mundo, o Santos e o Fluminense nos procuraram, mas tínhamos firmado a parceria com a CBF e ficamos com a Seleção feminina quase o ano todo", disse Nasser ao UOL Esporte, lembrando que, dos clubes do Rio, somente o Tricolor ainda não utilizou o CT.

O Vasco ficará realizando sua pré-temporada no CT João Havelange até o dia 18 de janeiro. Em seguida, o local receberá uma equipe da Angola para um período de atividades.

Pescaria, sinuca e videogame

Os poucos momentos de lazer dos jogadores do Vasco, no intervalo entre os intensos treinamentos, são preenchidos com videogame, sinuca, totó (pebolim) e pescaria. O local possui um enorme lago e alguns se arriscam antes dos treinos da tarde com varas cedidas pelos funcionários.

O sítio ainda possui uma plantação de palmito onde se faz o cultivo e a produção para comercialização do produto. Sempre ao final da pré-temporada, é comum ver atletas e funcionários levando grandes potes para casa.

Fonte: UOL