Doriva: 'A primeira impressão do Eurico foi muito boa. Ele tem personalidade forte, é um personagem do futebol brasileiro'

Sexta-feira, 02/01/2015 - 13:16
comentário(s)

Natural de Nhandeara, o técnico Doriva teve um ano mágico em 2014. Ou melhor, como o obreiro da igreja Ministério Pinheiros, gosta de dizer: “um ano abençoado por Deus”.Emjaneiro, Doriva estreou no Paulistão no comando do Ituano, um clube com orçamento pequeno e jogadores desconhecidos - a maioria da Série C do Brasileiro. Apesar das limitações, o Ituano, de Doriva, desbancou o São Paulo na fase de grupos, eliminou o Palmeiras na semifinal e derrotou o Santos na decisão do Paulistão. O título abriu as portas para Doriva, de 42 anos. Do interior paulista, ele comandou o Atlético-PR em oito jogos no Brasileirão (três vitórias, dois empates e três derrotas).

No início de dezembro, ele foi contratado pelo Botafogo para o Paulistão, mas no último 15, foi apresentado como novo comandante do Vasco. “Foi um ano maravilhoso em que Deus abençoou muito a minha carreira. Eu estava na linha detrás e dei um salto”, comenta. Em 2013, ele era auxiliar técnico do Ituano, e em 2014, no seu primeiro trabalho à frente de um time profissional, já entrou no mercado de treinadores.

Doriva confessou a surpresa por levar o Ituano ao título estadual. “Nem nós mesmos tínhamos esperança de que seria tão bom como foi. Encaixamos durante a competição e ganhamos confiança. Apesar do planejamento modesto, montamos uma equipe competitiva.” Doriva começou a carreira de técnico nas categorias de base do Mirassol, em 2009. Em 83 jogos como treinador profissional, conquistou 36 vitórias, 19 empates e sofreu 28 derrotas, com aproveitamento de 51%. Evangélico, Doriva passou o Réveillon na igreja, em Itu, e em seguida foi para o Rio de Janeiro.

A apresentação do elenco cruzmaltino acontece hoje. O técnico viajou empolgado. “O Vasco tem muita tradição e conquistou inúmeros títulos. É onde eu posso me projetar ainda mais. Sou jovem, estou apenas começando a minha carreira e, graças a Deus, de uma maneira muito boa”, disse o comandante. “O clube está disposto a investir, passa por uma reestruturação, com nova gestão, e planeja montar um time que brigará por títulos.”

Depois do rebaixamento em 2013, o Vasco voltará à elite do Brasileiro neste ano e com diretoria nova. Em novembro, o folclórico Eurico Miranda reassumiu a presidência no lugar de Roberto Dinamite. Presidente do Vasco de 2001 a 2008, quando uma decisão judicial impôs nova reeleição, Eurico Miranda tem a fama de dar palpite até na escalação. Inclusive, durante a primeira entrevista coletiva de Doriva como técnico do Vasco, Eurico Miranda fez algumas intervenções nas respostas do treinador.

Numa delas, para justificar a escolha por Doriva, depois de não chegar a um acerto com Marquinhos Santos, ex-Coritiba, e descartar Gilson Kleina, ex-Palmeiras e Bahia. “A primeira impressão do Eurico foi muito boa. Ele tem personalidade forte, é um personagem do futebol brasileiro, mas para quem está no clube, o Eurico é muito protetor e cria um ambiente familiar. A recepção foi muito boa”, afirmou Doriva.

Fonte: Diário Web