Passagem de Kleber pelo Vasco foi marcada por confusões, julgamentos e gol decisivo

Domingo, 28/12/2014 - 22:23
comentário(s)

O Gladiador em açãoSob a pompa de ser um atleta do quilate da Série A, Kleber Gladiador foi apresentado em São Januário em junho. Ao lado da frase "O Gladiador chegou", com a logomarca de uma espada, numa alusão à alcunha do jogador, ele chegou ao Vasco cercado de expectativas. O que se viu na prática, entretanto, foram mais polêmicas do que atuações memoráveis.

O gênio forte e explosivo se fez presente, e o STJD virou rotina em sua passagem pelo clube. Um tapa no rosto de Alisson, do Paraná, e outro em Gustavo Geladeira, do Vila Nova, em partida na qual atuava sob efeito suspensivo, reforçaram o rótulo de temperamental.

Kleber atuou em 27 jogos pelo Vasco e fez apenas seis gols – o mais importante contra o Icasa, na partida que consolidou o acesso à Primeira Divisão. Ele deve retornar ao Grêmio na próxima temporada. O atacante tem contrato com o Tricolor gaúcho até 2016, mas as chances de ser emprestado novamente são grandes devido à relação pouco amistosa que possui com o técnico Luiz Felipe Scolari.

A CHEGADA

Kleber se apresentou ao Vasco e recebeu a camisa número 30 das mãos do então presidente Roberto Dinamite. Esperança de gols, o Gladiador chegou elogiando os companheiros de equipe, a torcida cruz-maltina e declarou.

– Tenho certeza de que vamos chegar longe na Copa do Brasil. Seria maravilhoso conquistá-la, conseguir uma vaga na Libertadores e ganhar a Série B.

Passados seis meses, o saldo foi uma eliminação para o ABC-RN nas oitavas de final do mata-mata nacional e um discreto terceiro lugar na Segunda Divisão.

ESTREIA PROMISSORA

A trajetória de Kleber envergando a camisa cruz-maltina começou com o pé direito. Em julho, no retorno da Série B após a paralisação da Copa do Mundo, o atacante assinalou, de pênalti, o terceiro gol da equipe na vitória por 4 a 1 sobre o Santa Cruz, na Arena Pantanal. Nos meses seguintes, porém, ele balançaria as redes outras cinco vezes apenas.

CONFUSÃO

A primeira polêmica envolvendo Kleber aconteceu três rodadas depois de sua estreia. O camisa 31 deu um tapa no rosto de Alisson durante a partida contra o Paraná, em São Januário. O adversário valorizou o lance e caiu no gramado. Kleber tentou convencê-lo a se levantar. Neste momento o Vasco devolvia a bola ao adversário, o Gladiador se aproveitou, invadiu a área e sofreu pênalti.

Diante de rivais irritados e com a alegação de que faltou fair play, o próprio Gladiador cobrou a penalidade, mas desperdiçou. Por sorte, o Vasco acabaria vencendo a partida por 1 a 0, gol de Douglas Silva. Durante a semana, Kleber foi punido com dois jogos de suspensão por ato hostil em julgamento do STJD.

NOVA POLÊMICA

A pena de dois jogos durou pouco. O Vasco entrou com recurso e conseguiu um efeito suspensivo para Kleber enfrentar o Vila Nova, em Brasília. Mas nem mesmo a polêmica da partida anterior esfriou os ânimos do jogador. Na saída para o intervalo, o atacante se desentendeu com o zagueiro Gustavo Geladeira e o acertou com um tapa.

O banco dos réus e o STJD voltaram a fazer parte da rotina do atleta, que recebeu gancho de três partida depois que a Quarta Comissão Disciplinar descaracterizou o ato como agressão, transformando-o em indisciplina à ética esportiva.

ÚLTIMO ATO

Apesar do saldo negativo, Kleber se apresentou bem no jogo que definiu o acesso do Vasco à Série A, contra o Icasa, na penúltima rodada da Série B, no Maracanã. Depois de quase balançar as redes ao acertar um lindo voleio, o atacante fez de cabeça o gol que carimbou a vaga cruz-maltina. A fraca atuação da equipe, que empatou em 1 a 1 e deixou o gramado sob vaias, ofuscou a participação do Gladiador.

Fonte: GloboEsporte.com