Juniores: Lucas Barboza é o dono da camisa 5 do Vasco

Sábado, 20/12/2014 - 13:37
comentário(s)

Conhecido por ter dentro de suas dependências uma "Fábrica de Craques", o Vasco tem se especializado nos últimos anos na formação de volantes. Com passagens pela Seleção Brasileira, Souza, Rômulo e Allan foram as últimas joias do setor reveladas pelo clube de São Januário. A aposta da vez nasceu em Vila Velha, no Espírito Santo, e chegou na Colina Histórica em 2010, quando possuía apenas 14 anos de vida. O personagem do dia é Lucas Barboza, titular do sub-20 desde o início de 2014.

Jogador de muita marcação e disposição, o capixaba fez parte do elenco vascaíno que conquistou na temporada de 2011 o título do Campeonato Carioca infantil. Em 2013, ainda com idade de juvenil, Barboza fez parte do grupo que levou o Vasco ao seu terceiro título da Taça Belo Horizonte de Juniores. Detentor da camisa 5, o "cão de guarda" tem tudo para ser um dos grandes destaques cruz-maltinos na próxima edição da Copa São Paulo.

- Meu ano de 2013 foi repleto de altos e baixo, mas procurei manter meu futebol e consegui evoluir. Subi para o juniores no mesmo ano e logo em seguida fui campeão da Taça BH. Hoje, um ano após a conquista, me sinto mais maduro. Já sei tudo que está ao meu redor quando o assunto é futebol. Evoluí bastante e me sinto preparado para buscar meu principal objetivo. Quero subir e honrar a camisa do Vasco - afirmou o volante, que disputará em 2015 sua segunda Copinha.

Além de proteger e ajudar os zagueiros, Lucas também tem como principal característica a chegada ao ataque. Neste ano, vila-velhense balançou as redes sete vezes e contribuiu para alguns triunfos vascaínos. A grande maioria dos gols anotados pelo volante foram marcados com a cabeça, após cruzamentos do meio-campo Guilherme Costa, atleta que se juntará ao elenco profissional no dia 02 de janeiro.

- Sou um jogador solidário e de muita disposição. Costumo contribuir na marcação e também ajudar na saída de bola. Eu tenho um bom tempo de bola. Consigo levar vantagem não só na defesa, mas também no ataque. Procuro estar sempre bem posicionado. É por isso tenho sido feliz nas conclusões para o gol. Me inspiro muito no Rômulo, no Yaya Touré e no Luiz Gustavo - revelou o capixaba.

É no Estádio de São Januário, local onde treina e reside, que Lucas Barboza espera brilhar um dia. Fazer história no clube que lhe acolheu é o grande sonho do garoto da geração 96. Ao falar sobre sua relação com o Gigante da Colina, o volante não esconde a emoção.

- O Vasco representa tudo para mim. Foi o clube que confiou no meu trabalho e me deu a chance de correr atrás do meu sonho. O Vasco tem me dado todas as condições para para fazer aquilo que mais gosto. Sou muito grato ao Vasco. Meu maior objetivo no futebol é chegar ao profissional. Depois, vou buscar meu espaço no time titular. Meu grande sonho é brilhar com a camisa do Vasco e fazer história aqui dentro de São Januário. Quero ser lembrando pela torcida - declarou o camisa 5.

Para alcançar ainda em 2015 seu objetivo, Lucas Barboza quer brilhar na Copa São Paulo. Ao lado dos companheiros, o atleta quer ajudar o cruz-maltino a quebrar um longo tabu. Desde 2003, quando terminou em quarto lugar, o Vasco não sabe o que é chegar nas oitavas de final. O objetivo do grupo, que vem treinando diariamente na Colina, é levar o Gigante a seu segundo título. Vale lembrar que o almirante levantou o caneco em 1992.

- Minha expectativa é enorme. Temos um bom elenco e estamos trabalhando forte todos os dias. Os erros estão sendo minimizados e a equipe está evoluindo cada vez mais. Sinto que podemos brigar pelo títulos. Iremos manter os pés no chão, mas sem esquecer a grandeza do Vasco da Gama - disse Barboza.

Pensando alto, o Vasco estreia na competição nacional no próximo dia 04 de janeiro, contra o Araxá, de Minas Gerais. No dia 07, o adversário será o Serrano, da Bahia. Três dias depois, 10, a equipe vascaína enfrentará o Taubaté, de São Paulo. Todas as partidas serão transmitidas pelo Sportv.



Fonte: Site oficial do Vasco