Futebol Americano: Jogadores vascaínos falam sobre a conquista do Brasileiro

Segunda-feira, 15/12/2014 - 12:05
comentário(s)

O Vasco da Gama Patriotas é o novo campeão do Torneio Touchdown, o mais importante do futebol americano disputado no Brasil. Após anos de espera, o time carioca pôde, enfim, festejar a conquista do troféu André José Adler, entregue ao vencedor e que homenageia o jornalista criador da competição. Os vascaínos ergueram a taça ao derrotar o T-Rex (SC), por 24 a 22, de virada, na noite de sábado, no Estádio do Ibirapuera, em São Paulo.

O Vasco encerrou sua campanha com nove vitórias em dez jogos, superando uma forte equipe, até então invicta e pondo fim à frustração de dois vice-campeonatos em 2010 e 2012. A jogada decisiva foi o field goal (chute direto no meio do gol), marcado pelo kicker (chutador Ryan Homem), a apenas 4 segundos do fim, quando a equipe perdia por 22 a 21. O MVP (Jogador Mais Valioso) da decisão foi o wide receiver (ponta) Rudá de Andrade, que assinalou dois touchdowns (ou TD, a jogada principal da modalidade, que vale seis pontos e ocorre quando se invade a linha de fundo do adversário).

— Quando nosso time de ataque (neste esporte, há times específicos para ataque e para defesa) entrou em campo (a menos de 2 minutos), estava frio, focado e determinado a ganhar o jogo. Mesmo com o nosso adversário ganhando por 22 a 21, todos nós entramos sabendo do que precisávamos fazer para ganhar o jogo — declarou Rudá, que até o ano passado jogava pelo Botafogo. — Claro que respeitamos o nosso adversário, mas nós também temos nossos métidos. O Vasco é um time experiente e acostumado a decidir. Esta experiência pesou.

Para o camisa 13, este é o primeiro título no Torneio Touchdown. o que, em seu entender, premiou um ano de trabalho muito intenso.

— É a realização de um sonho, ainda mais com o ótimo clima que temos no Vasco. Ontem (sábado), um torcedor vascaíno que mora em São Paulo foi torcer por nós, mesmo sem saber nada de futebol, mas porque o Vasco estava na decisão. Antes da final, recebemos mensagens de video de vários torcedores — relatou ele, que espera continuar no time de São Januário.

Numa modalidade amadora, jogador e também dirigente, caso de Roldan Júnior, que é defensive end (uma espécie de zagueiro) e também atua dirigindo o time, que mantém vínculo com o Vasco. Segundo Roldan, a conquista foi como se todos tivessem tirado um peso das costas.

— Ano passado, ficamos fora da final, por termos desperdiçado um field goal (na semifinal com o Flamengo, que foi à decisão, mas perdeu para o Jaraguá Breakers). Mas atualmente, nossa equipe é muito mais madura e creio que nada poderia nos tirar o título — declarou, acrescentando que quatro jogadores da linha de ataque não estavam 100% e por isso, houve uma queda de rendimento.

Roldan contou que na hora do chute decisivo, a 35 jardas do gol, inicialmente a tarefa seria do outro kicker (chutador), Leduc Fauth.

— O Leduc chegou a entrar para dar o chute. Mas o Ryan, que é o chutador de bolas em longas distâncias disse para nossa comissão técnica que ele iria acertar e acertou. E faltavam apenas quatro segundos — exclamou Roldan.

Foi uma das finais mais emocionantes do torneio, existente desde 2009. Diante do favorito T-Rex, o Vasco começou muito ofensivo, com o TD de Rudá de Andrade. Na sequência, Leduc acertou o chute (ao qual uma equipe tem direito após assinalar o TD) e o time obteve o extra point (ponto extra): 7 a 0. Ainda no primeiro período, Rudá obteve novo TD, ampliando o placar para 13 a 0. Em seguida, Ryan obteve o ponto extra, fechando o quarto em 14 a 0. Na segunda parcial, o T-Rex, da cidade catarinense de Timbó, partiu para o ataque e deu certo, já que Jordan Perry obteve o primeiro TD da equipe. Na sequência, o time catarinense, ao invés de partir para o ponto extra, optou pela jogada de conversão (que também pode ser tentada depois de um TD e vale dois pontos). Victor Valdez concluiu com acerto, e o placar ficou em 14 a 8 para o Vasco. Com a pequena diferença, as duas torcidas tornaram o clima ainda mais quente durante a decisão. E foi o Vasco que tornou a marcar, com um TD do americano Joshua Canup e o ponto extra de Leduc: 21 a 8, placar do intervalo.

Favorito por estar invicto até então, o T-Rex partiu para a pressão no terceiro quarto. Quando o Vasco armava uma jogada ofensiva, André Fernando interceptou a bola e arrancou com a oval para obter um touchdown, deixando o placar em 21 a 14 a favor da equipe do Rio. Àquela altura, o T-Rex mandava na partida e acabou virando o placar com um TD de Diego Oliveira e a conversão de dois pontos de Jordan Perry: 22 a 21. Entretanto, quando os catarinenses já comemoravam, a mística da virada prevaleceu, e Ryan assinalou o fieal gaol (três pontos), dando o título ao Vasco, por 24 a 22.

Os campeões do torneio foram: 2009, Fluminense Imperadores; 2010, Vila Velha Tritões; 2011 e 2012, Corinthians Steamrollers; 2013, Jaraguá Breakers; e 2014, Vasco da Gama Patriotas.

Fonte: O Globo Online