Novo vice-presidente de marketing fala sobre plano de sócios, comunicação e camisa azul

Quarta-feira, 10/12/2014 - 08:32
comentário(s)

A nova diretoria encabeçada pelo presidente Eurico Miranda já toma conta de São Januário de olho na temporada 2015. Ao mesmo tempo que o departamento de futebol está em fase de reformulação, o marketing cruz-maltino também se reorganiza em busca de seus objetivos. A vice-presidência da pasta será de responsabilidade de Marco Antônio Monteiro. De volta ao clube, o grande benemérito trabalhou na área na última gestão de Eurico, quando a pasta era integrada à vice-presidência de Divulgação e Relações Públicas.

- A verdade é que o marketing mudou de patamar nos últimos seis anos. Mudou muito em relação a patrocínios, valores... Temos que nos adaptar porque a situação não é mais a mesma - frisou o novo vice de marketing.

Segundo Marco, os dois focos iniciais respondem pela unificação das políticas de comunicação do Vasco e pela expansão do quadro social por intermédio de um novo plano de sócio-torcedor. Segundo o movimento "Por um futebol melhor", da Ambev, o Vasco tem 15.110 sócios (13º no Brasil). Fica em terceiro no Rio de Janeiro, atrás de Flamengo (52 mil) e Fluminense (23 mil).

- Uma coisa é o sócio estatuário, geral. Outra é o sócio torcedor. Não pode um clube da dimensão do Vasco não ter algo evoluído nessa segunda área. Não temos algo como o Internacional e como os próprios clubes do Rio. Temos sim uma parceira com a Ambev que dá descontos e tal, mas não um programa específico de vantagens. Vamos ter que fazer isso. É o que atrai uma massa maior de torcedores. O Flamengo tem mais de 50 mil sócios graças a planos assim. Não vou estabelecer prazos e metas, pois temos que conversar com nossos parceiros e ver a melhor administração para o Vasco. Hoje estamos assumindo um clube que não tem essa categoria de sócio e melhorar isso, sem dúvidas, é um de nossos objetivos.

Comunicação e Camisa azul

A unificação das políticas de comunicação do clube vai integrar até mesmo a assessoria de imprensa à pasta. A nova versão do site oficial foi lançada na última terça-feira e a gestão dará atenção especial também às mídias sociais. A estrutura do departamento de marketing seguirá com os mesmos profissionais que encerram a gestão Roberto Dinamite, como o gerente geral Bernardo Pontes.

- Nosso objetivo claramente será unificar as políticas de comunicação do Vasco. Falamos de marketing propriamente e do que podemos chamar de jornalismo. Estamos integrando ainda a assessoria de imprensa, site oficial e mídias sociais. Tudo tem de funcionar da maneira mais integrada possível. O nosso site é a comunicação direta com a torcida com o quadro social. As mídias sociais também ganharam uma grande importância nos últimos anos. É preciso integrar tudo em uma só vice-presidência. A equipe segue a mesma, só muda a orientação geral. Já estamos por dentro também dos patrocínios e negociações, mas são assuntos internos. A questão da Caixa, por exemplo, depende das certidões negativas - frisou.

Em 2013, Marco Antônio conseguiu na Justiça impedir a utilização da camisa azul lançada pela Penalty. A alegação era de que a cor feria o artigo 7º do estatuto do clube, segundo o qual os uniformes precisariam conter as cores do escudo do Vasco. Agora vice de marketing, ele se disse aberto à discussão desde que passe pelo conselho do clube. Mas voltou a deixar claro que é "a favor da tradição".

- Podem fazer camisa de qualquer cor, desde que não seja oficial. Foi o que aconteceu naquela época. Criaram uma camisa azul sem passar pelo conselho. Nada foi discutido ou votado. Se isso for sugerido agora, posso dizer que apoio a discussão. Temos que entender a necessidade do parceiro, no caso a Umbro agora, de criar algo diferente. Algo que a torcida abrace. Mas precisa passar pelo conselho. Se for aprovado, tudo bem. Mas volto a frisar que somos a favor da manutenção da tradição. Modernizar sim, mas mantendo a tradição. Não descarto a possibilidade no futuro, mas o clube precisa ser ouvido.



Fonte: GloboEsporte.com