Vasco monitora situação entre Kleber e Grêmio e pode tentar novo empréstimo; Julio dos Santos seria o plano B

Segunda-feira, 08/12/2014 - 20:27
comentário(s)

O fato de o atacante Kleber Gladiador ter antecipado o término de seu contrato com o Vasco, que se encerra em 31 de dezembro, não significa que ele não vestirá mais a camisa do time de São Januário. Isso porque o novo gerente de futebol do clube, Paulo Angioni, e o vice-presidente de futebol José Luis Moreira ainda têm esperanças de manter o artilheiro na Colina. Kleber, que a princípio terá que se apresentar ao Grêmio em janeiro, para a pré-temporada, não faz parte dos planos do treinador da equipe gaúcha, Luiz Felipe Scolari.

A ideia da diretoria do Vasco é deixar a situação de Kleber em espera, até que o jogador seja informado oficialmente que não vai permanecer no Grêmio. Sem muito mercado entre os grandes clubes do país, por causa de seu temperamento explosivo, ele será procurado pelo Vasco com uma proposta de permanência em São Januário, só que com os gaúchos pagando a maior parte dos vencimentos.

Caso a diretoria do Grêmio não queira ceder o atleta nessas condições, a diretoria vascaína já trabalha com um plano B. Trata-se de Julio dos Santos, de 31 anos, artilheiro da última edição da Copa Libertadores pelo Cerro Porteño com cinco gols. Julio é apoiador de origem, mas pode jogar um pouco mais adiantado no ataque. A ideia seria que ele fosse uma espécie de referência do meio para frente, algo que Kleber seria se permanecesse na Colina.

A chegada de Julio dos Santos pode ser facilitada por conta do bom relacionamento do Vasco com o empresário Régis Marques, que gerencia a carreira do goleiro uruguaio Martin Silva e do volante argentino Aranda.

Outra situação que envolve Vasco e Grêmio é referente ao meia argentino Maxi Rodríguez, de 24 anos. Assim como Kleber, ele está emprestado ao clube carioca somente até 31 de dezembro e o Cruz-Maltino deseja a sua permanência. O valor do salário do atleta é considerado alto para os padrões vascaínos, que tentam o mesmo tipo de ajuste com os gremistas. A situação, porém, é bem mais complicada do que à do Gladiador, uma vez que Maxi tem um grande mercado, não apenas no futebol brasileiro, mas como no exterior.

A ideia da diretoria do Vasco é usar esta semana para fazer algumas definições importantes. As principais questões envolvem a escolha do nome do treinador para 2015 e também o local da pré-temporada, uma vez que a reapresentação do plantel está marcada para 2 de janeiro. Em relação ao técnico, Joel Santana dificilmente vai permanecer e não deverá ser procurado para renovar. O salário do treinador é considerado alto para o Vasco, mesmo com a amizade dele com o presidente Eurico Miranda. O nome que os dirigentes vascaínos esperam contar é o de Eduardo Baptista, que comandou o Sport ao longo da atual temporada. Mano Menezes também foi especulado, porém esbarra na questão financeira, assim como Gilson Kleina, o primeiro nome a ser pensado por José Luis Moreira, que desistiu após fazer uma sondagem sobre a base salarial do técnico.

Em relação à pré-temporada, a diretoria estuda algumas propostas de prefeituras, mas ainda não há nada de muito concreto. Certo é a realização de um torneio amistoso entre os dias 21 e 25 de janeiro em Manaus (AM). Da competição participarão ainda o Flamengo, o São Paulo e o Orlando City, dos Estados Unidos, clube que contratou o meia Kaká.

Fonte: ESPN.com.br