Confira a íntegra da entrevista coletiva de Joel Santana após Vasco 1 x 1 Icasa

Sábado, 22/11/2014 - 20:18
comentário(s)

A torcida não gostou, os jogadores não vibraram tanto, mas o técnico Joel Santana aprovou. Não a atuação de sua equipe no empate por 1 a 1 com o Icasa, neste sábado, no Maracanã. Mas sim o que ele representou:o retorno do Vasco para a Série A do Campeonato Brasileiro. Repetindo diversas vezes a expressão "objetivo conquistado", o treinador minimizou as vaias após o apito final e revelou o seu desejo de permanecer no comando da equipe em 2015. Após roer o osso, Papai Joel quer o filé mignon.

- Não vou falar sobre continuar. Entrei em um momento de alta dificuldade. Agora, no filé mignon, vem outro? Só o osso fica com o Papai? E o filé, quem come? Eu quero também... Peguei o time na segunda e agora que ele está na primeira eu vou dar para outro? Acho que já respondi. Simples e grosso, rápido e rasteiro. Tem o momento certo para se conversar. A semana foi complicada. Mas o objetivo foi cumprido. O que importa é que o Vasco estará na Série A em 2015 - frisou Joel na sala de entrevistas do Maracanã.

O treinador também frisou que o Vasco não foi mal na Série B. Mas tentou diminuir sua importância ao lembrar que tem apenas três meses de clube.

- O Vasco não foi mal. Ir mal seria não conseguir o acesso. Mas não estou aqui para fazer discurso. Não fiz o plantel, não escolhi os jogadores, não fiz nada. Entrei para tirar o time da Série B. Não mandei embora ninguém, não chegou ninguém. Dou razão à torcida que não ficou satisfeita. Eu também não. O que estou falando é que o objetivo final foi cumprido - disse.

O elenco do Vasco se reapresenta na tarde da próxima terça-feira, no CFZ. Com 63 pontos, os cruz-maltinos garantiram o terceiro lugar da Série B. Porém, ainda resta uma rodada. No próximo sábado, o adversário será o Avaí, às 16h20 (de Brasília), na Ressacada, em Florianópolis.

Confira outros tópicos da entrevista:

Acesso
O momento sempre foi difícil, desde o rebaixamento. Um ano de cobranças. Estou no clube há três meses. É difícil entrar no meio da competição, equipe instável, oscilando, insegura. Perdemos pontos ridículos. Não é normal empatar com o Icasa no Maracanã. Fomos inconstantes. Arrumamos uma maneira de jogar e oscilamos o tempo todo. Tínhamos o direito de empatar hoje para subir. No primeiro tempo não fomos tão mal. Talvez pudéssemos até fazer mais gols. E tomamos o gol quando o jogo estava controlado. No final eles quase marcaram de cabeça. Estavam jogando por uma bola parada, com atletas muito altos. Bateu o desespero após o gol deles, erramos muito passes. Mas o objetivo foi cumprido. Não é fácil entrar em uma equipe de ponta nessa situação. Agora teremos tempo para tudo, ano político, difícil, Pelo menos vamos para o Natal mais tranquilo, feliz, e com a oportunidade de fazer um time melhor em 2015.

Dificuldades
Minha virtude era conhecer um pouco do Vasco. Por outro lado, eu conhecia poucos jogadores do elenco. Acho que só Rodrigo, Fabrício e Diego Renan. Não é fácil em um plantel grande. Ainda mais em uma competição dessas, com muitas viagens e a obrigação de subir. Apesar disso, acho que em momento algum eu sai do G-4. Mas quando parecia que ia engrenar, o time perdia pontos bobos. Como as chances que tivemos para liderar. Faltou regularidade. E isso é preciso no Vasco. Mas no fim soubemos contornar tudo. A última vitória em casa consolidou o jogo de hoje. Nos deu a vantagem de empatar. Agora é hora de organizar para não passar mais dificuldade. Vamos ver o que a direção vai decidir para o futuro.

Contrato
Ainda não conversei com o presidente. Por isso não adianta antecipar qualquer situação para 2015. Posso ficar? Posso. Como posso sair também. É preciso ter inteligência para analisar as posições carentes. Aproveitando alguns da base, outros que já despontaram. Temos que fazer uma equipe competitiva, à altura do clube. Que vamos ter que mexer é algo consumado.

Vaias
O que a torcida queria era o que eu também queria. Eu sofri tanto quanto na beira do campo. A torcida ficou horas na fila e gostaria de ver o time jogando bem, vencendo. Não foi possível. O torcedor apenas colocou para fora a insatisfação dele. Não xingou, não agrediu ninguém. Tem o direito de extravasar. O importante foi que eles vieram. Pior seria se não viessem. Mas queriam, claro, que fizéssemos 3 a 0 e resolvêssemos logo. Ai seria festa, teria "Ola". Sofremos até o fim. Na cabeçada no minuto final até eu subi junto para atrapalhar o cara. Já perdi dois ou três jogos no final. Mais um o coração não aguentava. No fim, o que eu queria aconteceu. Na minha cartinha para o Papai Noel eu pedi o retorno para a Série A de presente. Conseguimos. Está de bom tamanho. Pior seria se estivéssemos resmungando agora por um gol do Icasa no fim. Já pensou se levamos o problema para Florianópolis? Agora esse problema não é mais meu. Os outros que precisam se virar. Agora é festa.

Futuro
Não vou falar sobre continuar. Entrei em um momento de alta dificuldade. Agora, no filé mignon, vem outro? Só o osso fica com o Papai? E o filé, quem come? Também gosto, né... Peguei o time na segunda e agora que ele está na primeira eu vou dar para outro? Acho que já respondi. Simples e grosso, rápido e rasteiro. Tem o momento certo para se conversar. A semana foi complicada. Mas o objetivo foi cumprido. O que importa é que o Vasco estará na Série A em 2015.

Concorda com as vaias?
Não estou aqui para julgar ninguém. O torcedor colocou para fora o que estava sentindo. Quem sou eu para julgar? Quando você dá uma topada, solta um palavrão. É natural. Ano que vem é outra história. O objetivo foi conquistado. Às vezes o time joga demais e não alcança. Queríamos o título e o acesso. Conseguimos apenas o segundo, mas valeu.

Campanha ruim?
O Vasco não foi mal. Ir mal seria não conseguir o acesso. Mas não estou aqui para fazer discurso. Não fiz o plantel, não escolhi os jogadores, não fiz nada. Entrei para tirar o time da Série B. Não mandei embora ninguém, não chegou ninguém. Dou razão à torcida que não ficou satisfeita. Eu também não. O que estou falando é que o objetivo final foi cumprido. Imagina o contrário? Se ainda não tivéssemos o acesso garantido? Se tivéssemos que ir para casa rezar, esperando o resultado dos outros jogos... Pelo menos em três meses vou dormir um dia com mais tranquilidade. Não estou satisfeito com o jogo, mas sim com o resultado. Não fizemos o campeonato que esse clube tinha que fazer. O problema não é meu. Tenho apenas três meses de Vasco, não adianta falar muito. Não sou o dono da verdade. Conseguimos o objetivo, ponto. Agora é outro filme, outra história. Temos sempre que estar preparados para o pior. Para o melhor é fácil.

Avaí
Vamos realizar a programação normal. Não tem motivo para mudar nada. Estamos falando do Vasco. Vamos com o que temos de melhor para encerrar o campeonato. Outros clubes podem precisar do resultado. O time deve se reapresentar na terça. Esperamos ver um clube diferente no ano que vem. Só tenho a agradecer aos jogadores. O importante é que conseguimos e ninguém mais tira. Feliz Natal a todos. Papai Noel me deu o presente adiantado.

Fonte: GloboEsporte.com