Confira a íntegra da entrevista coletiva de Joel Santana após Vasco 3 x 1 Vila Nova

Quarta-feira, 19/11/2014 - 01:10
comentário(s)

“Vocês não têm ideia de como é tirar um clube dessa grandeza numa competição dessa”. Logo no início da entrevista coletiva, Joel Santana mostrou o tamanho do alívio que ele espera ser completo no próximo sábado no Maracanã. Contra o Icasa, o time pode até empatar para garantir a classificação de volta para a Primeira Divisão. Após a vitória de virada sobre o Vila Nova – gols de Carlos César, Douglas e Jhon Cley, com Dimba abrindo o placar para os goianos –, Joel pediu para guardar "os fogos" para sábado.

Com 62 pontos, a seis do Boa Esporte, o time segue na terceira posição, sem chances de conquistar o título e também de ficar na segunda colocação do campeonato. A vitória por 3 a 1 de virada deixou o Vasco em situação bem confortável. Com um empate contra o Icasa, no Maracanã, o time garante, matematicamente, o retorno à Série A.

Entre ensaios de desabafo – “os caras dizem que não treinei. Treinei sim. Não sou otário” – e o controle da ansiedade para conquistar o último resultado para garantir o acesso à Primeira Divisão, Joel disse que o time conseguiu administrar o placar, apesar de sair em desvantagem, e se acalmar para buscar a virada e vencer a partida. Mas pediu calma antes de festejar o acesso:

- Falta pouco para colocar os dois pés na porta da felicidade - disse Joel.

Com pouco para treinar o time entre a derrota para o Ceará e a vitória contra o Vila Nova, Joel disse que apostou em "mudança radical" com a opção de Rafael Silva no ataque, para dar mais velocidade à equipe e ainda atrapalhar a vida de Christiano, lateral-esquerdo que chamou a atenção da comissão técnica vascaína.

Confira em instantes a íntegra da entrevista coletiva do treinador do Vasco.

Resultado

Ainda falta. Matematicamente ainda não estamos classificados, mas estamos bem pertinho. Alguns já estão eliminados, ainda não vi a tabela, mas foi o jogo como tem que ser. De cara toma gol em rebatida do zagueiro, dá mais desespero de torcida, jogadores, equipe vem oscilando muito. Conseguimos empatar e foi a grande vantagem para o segundo tempo, porque tínhamos 45 minutos para resolver o jogo. Mudança não só de jogador como tática, Thales entrou bem pelo lado direito, botou mais força de ataque, e a equipe construiu resultado num momento importante da competição, numa competição muito difícil, cansativa. Hoje minha preocupação era que o campo estava úmido, molhado e pesado. Merecemos o resultado pelo que apresentamos e jogamos no segundo tempo. No segundo tempo, tivemos domínio total do jogo.

Melhora no segundo tempo

Colocamos uma equipe para sairmos em vantagem. Mas não conseguimos. Estávamos mal distribuídos no início, mas conseguimos acertar nossa maneira de atuar. O segundo tempo foi bem melhor. Sistema de marcação e criação. Assim a defesa não ficou tão exposta como no primeiro tempo, passamos a ganhar a segunda bola... Estou surpreso como Vila Nova já está rebaixado. É um time que tinha condições de brigar para sair do Z-4. A entrada do Thalles melhorou o jogo. Procuramos dificultar as principais jogadas deles. As substituições deram não somente força ao time, como também pressão.

Icasa

Matematicamente ainda não estamos dentro. Mas temos a vantagem de jogar em casa, com a força da nossa torcida. Só que temos que vencer. Não queremos levar um problema para Floripa. Temos que nos preparar, dar tranquilidade à equipe. A luta é longa, não é da noite para o dia. Foi um ano difícil para o Vasco. Agora chegou a gora de consolidar tudo no sábado. Falta só um ponto. É nessas horas que lembramos dos pontos perdidos, daqueles gols bobos...

Jogadores experientes

Encontrei um grupo que já tinha uma maneira de jogar e fomos diversificando essa maneira. O Douglas é talentoso, nosso homem das bolas paradas. O Kleber, por outro lado, ainda não encontrou aquele futebol que a gente conhece. Estamos em uma competição em que é preciso misturar juventude e experiência. Não tive tempo para conseguir o melhor para a equipe. Jogo é jogo. É preciso trabalhar, treinar.

Acesso próximo

O Vasco está com um pé na porta da felicidade, ela começou a se abrir para nós. Estou aqui há 17 jogos. Partidas difíceis, muitas viagens. É difícil para uma equipe do tamano do Vasco jogar a Série B. Todos querem jogar contra a gente. Viu o Ceará? Ganhou da gente no sábado, já perdeu hoje. É aquilo, jogar contra o Vasco na Série B é o mesmo que jogar contra a Seleção. Vamos ter calma, paciência. Estamos próximos do objetivo maior. Nossa torcida vai comparecer, não tenho dúvidas. Juntos vamos tirar o clube dessa situação. Chega de sofrer.

Último jogo em São Januário

É difícil falar de sentimento agora. Vamos deixar para sábado. É difícil tirar um clube dessa grandeza da Série B. Você fica chateado, amargurado, um monte de dificuldades. Queremos dar calma a esses jogadores. Gostaria de já estar comemorando, mas ainda falta. 99% ainda não é 100%.

Eurico Miranda

Ainda não tive a chance de conversar com ele. Não é o momento também. As eleições foram muito truncadas, fico sempre fora. Conheço bem as duas partes. Joguei com o Roberto. Já o Eurico foi o presidente que sempre me contratou. Mas não tenho que me meter nisso. Vim para o Vasco em uma situação que normalmente não aceitaria (contrato curto). Mas pelo desenrolar eu aceitei. Fiquei 17 meses parado. Queremos vero Vasco na Série A novamente. Se meu trabalho merecer continuar, vamos conversar. Não tem nada melhor do que uma vitória.

Vitória no sábado

Representa muita coisa. Apesar de ter 25, 30 de profissão. Minha vida é o futebol. Ultrapassar uma barreira desse tamanho dá prazer. Vai representar muito. Seria o grande presente do Papai Noel. Encontro com muitos torcedores e eles sempre me pedem isso. Todo dia o cara do meu prédio me cobra. Não dá bom dia, mas cobra (risos).

Fonte: GloboEsporte.com