Por ter fumado charutos no ginásio do Vasco, Eurico pode ter problemas com lei anti-fumo

Quinta-feira, 13/11/2014 - 16:41
comentário(s)

O sempre polêmico Eurico Miranda ainda nem voltou ao poder no Vasco, mas já apronta das suas. Fumando seu "inseparável" charuto durante toda a eleição no Gigante da Colina, o cabeça da chapa "Volta Vasco!", eleita na última segunda-feira, desprezou completamente a lei anti-fumo do Rio de Janeiro.

A Lei Nº 5517, datada de 17 de Agosto de 2009, prevê a proibição de "cigarros, cigarrilhas, charutos, cachmbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco em ambientes de uso coletivo".

Ao fumar seu charuto no Ginásio Antônio Soares Calçada, em São Januário, local da sede do Vasco da Gama onde se realizava o pleito, Eurico Miranda fere o 2º parágrafo do artigo 4º do decreto estadual, que deixa claro que "a expressão "recintos de uso coletivo" compreende, dentro outros, os ambientes de trabalho, de estudo, de cultura, de culto religioso, de esporte ou entretenimento".

Assim, o mandatário eleito no cruzmaltino pode ser multado em até R$15.486,27, caso as autoridades cumpram com a lei. O ginásio do Vasco da Gama, antes suntuoso e palco de grandes glórias, mais parecia um canteiro de obras quando da realização das eleições. Não havia sequer resquício da quadra. O piso, antes de madeira com a cruz de malta ao centro, dava lugar ao cinza do cimento. Empoeiradas, as arquibancadas ocupadas pela imprensa precisavam ser cobertas com jornais. Com pouca ventilação e apenas um grande acesso - por onde entravam os sócios que se dispuseram à votar - o ambiente fechado se desenhava como descrito na lei desrespeitada pelo novo-velho mandatário do Gigante da Colina.

O ESPN.com.br procurou a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro para maiores explicações possíveis providências tomadas sobre o caso, mas o órgão não respondeu as perguntas até a publicação desta matéria.




Fonte: ESPN.com.br

Nota da NETVASCO: O ginásio principal de São Januário, onde foram realizadas as eleições, não se chama Antônio Soares Calçada; esse e o nome do outro ginásio do clube, menor, também conhecido como Forninho.