Eleição do Vasco teve quase 20 horas de duração, considerando a votação e a apuração

Quarta-feira, 12/11/2014 - 09:33
comentário(s)

Já passava das três horas da madrugada desta quarta-feira quando a sexta urna de um total de sete que carregavam 5592 votos apontou a chapa do candidato Eurico Miranda como a vencedora da maior eleição já realizada no Vasco - com duração de quase 20 horas. O cartola de 70 anos volta ao clube que comandou entre 2001 e 2008, dando lugar a Roberto Dinamite, a quem sucede encontrando o time na Segunda Divisão e com situação financeira e do seu patrimônio calamitosa.

- Se o Vasco estivesse em uma situação boa eu ficava em casa brincando com os meus netos. Eu vim porque sei que posso ajudar, para resgatar o Vasco, que agora está vivo novamente. Vamos resgatar o respeito interno e externo ao clube. Digo e repito: Comigo não há hipótese de o Vasco ser rebaixado outra vez - afirmou Eurico, que obteve 50% dos votos, totalizando 2733. O candidato terá 120 conselheiros no Conselho Deliberativo eleito que define o presidente no dia 19.

Julio Brant ficou em segundo com 1570 votos e elegeu 30 conselheiros. Com 1155 votos, Roberto Monteiro acabou em terceiro. O número total superou a eleição de Antonio Soares Calçada em 1985, que teve 5553 votos.

Candidato da chapa amarela, Brant saiu do ginásio de São Januário antes do fim da votação e foi perseguido por simpatizantes de Eurico Miranda, mas não houve confusão nesse momento, apenas correria.

Mais cedo, integrantes de grupos opostos se enfrentaram do lado de fora do clube e a polícia lançou mão de gás de pimenta para dispersar o tumulto. Quando a votação caminhava para o fim, novas brigas aconteceram entre integrantes de torcidas organizadas no entorno da arquibancada de São Januário. Os apoiadores de Eurico só foram autorizados a entrar no ginásio com o fim da apuração. Mas houve confusão do lado de fora e um segurança puxou uma arma. O Batalhão de Choque chegou a ser acionado para dentro do ginásio, mas depois saiu.

Antes da última urna ser apurada, a fumaça dos charutos distribuídos por Eurico já impregnava o local da votação. Com gritos de "O papai voltou", "O general voltou", entre outros, o novo presidente aguardava sentado e paciente o fim da contagem, mesmo estando no clube desde 7h da manhã.

- Ainda não acabou - dizia Eurico, enquanto queimava a ponta do charuto. Ao ouvir que já tinha ganhado de simpatizantes, não segurou a soberba.

- Já ganhei há muito tempo - previa.

A declaração ilustra um dos motivos de reclamação da chapa de Julio Brant, que atrasou o início da apuração, feita em cédulas de papel. Brant alegava que 153 votantes incluídos na lista de eleitores não estavam na relação divulgada para as chapas. Outra questão foram 60 sócios que não conseguiram votar mesmo com nome na lista.

Fonte: Extra Online