Eleitor de Julio Brant relata dificuldade para votar: 'Disseram que eu já tinha votado'

Terça-feira, 11/11/2014 - 21:31
comentário(s)

O período de votação da eleição presidencial em São Januário, que termina às 22h desta terça-feira, foi conturbado e a polêmica sobre o número de eleitores aptos a votarem continuou. A divergência sobre o caso se estendeu durante o processo, houve bate-boca entre as chapas, pedidos de impugnação do pleito, reclamação de alguns sócios e provocações. No fim, ainda houve confusão na rua de partidários com a polícia, que precisou usar spray de gás de pimenta.

A apuração começa logo após o último sócio depositar seu voto nas urnas, mas antes a Mesa Eleitoral, junto com um representante do Ministério Público, vai analisar pedidos de impugnação. O resultado do pleito deve ser anunciado no início da madrugada desta terça para quarta-feira. De acordo com pesquisas de boca de urna, de fontes não oficiais, Eurico Miranda seria o vencedor, seguido de Roberto Monteiro e depois Julio Brant.

Por suspeita de irregularidades, a chapa "Sempre Vasco", de Julio Brant, entrou com três pedidos de impugnação da eleição. O primeiro deles é por causa de 153 sócios gerais que não estariam recadastrados e não apareciam na lista divulgada na véspera, mas mesmo assim tiveram direito ao voto. Além disso, a chapa alega a lista de eleitores apresentada nesta terça é diferente daquela que foi entregue aos candidatos na reunião das chapas.

O terceiro pedido é motivado por causa da participação de Roberto Monteiro e Eurico Miranda, que além de serem candidatos também fazem parte da Assembleia e são responsáveis por organizar a eleição. Monteiro assumiu a presidência da Assembleia na segunda-feira, um dia antes do pleito, após o pedido de licença de Abílio Soares. A mesma reclamação vale para Aníbal Rouxinol, que apoia Eurico.

"O presidente da Assembleia Geral pode estar beneficiando sua própria chapa. Existem vários problemas recorrentes no Vasco. A lista dos sócios que poderiam votar que apresentaram hoje é divergente daquela entregue na reunião, ninguém tinha recebido antes. Pelo menos, não oficialmente. Além disso, essa lista de pessoas não recadstradas tem 5.122 pessoas se CPF, 675 sem endereço, 78 morando na divisão de cobrança e três morando no clube. E todos eles podem votar. É um absurdo", reclamou José Henrique Coelho, representante da chapa "Sempre Vasco".

A todo momento que conversava com a imprensa, Eurico Miranda fazia ironias e provocações contra os adversários. O ex-presidente cruzmaltino também cantou vitória antes da divulgação do resultado e negou qualquer irregularidade no número de eleitores.

"Quem tem boca diz o que quer. Perder eleição para esses amarelinhos (a cor da chapa de Julio Brant)? Perder a eleição para esses caras? Não tem a menor chance. Se eu perder a eleição para esses janotas, eu desisto do Vasco. Ele tentaram adiar e anular a eleição várias vezes. Vão chorar na cama que é lugar quente", disparou Eurico.

Durante todo, desde o início da votação às 9h, a rua em frente à entrada de São Januário ficou lotada com milhares de partidários dos três candidatos, carros de som, pedidos de votos e muita festa. Nos corredores do clube, houve reclamação de alguns sócios que não conseguiam votar e troca de acusações entre simpatizantes de chapas diferentes. A movimentação

"Cheguei aqui para votar e logo na triagem na entrada disseram que eu já tinha votado. Depois de muita conversa, consegui ir até o ginásio, mas novamente falaram que eu já tinha votado. No fim, após muita confusão, consegui exercer o meu direito e votar, mas isso é muito estranho. Alguém pode ter votado com o meu nome antes, não sei dizer. Vi outras pessoas nessa mesma situação hoje", contou o sócio Tiago Viana, biólogo de 33 anos, que declarou voto em Julio Brant.

A movimentação na secretaria do Vasco também foi grande na tentativa de regularizar a situação. Alguns sócios conseguiram o direito de votar na hora, outros foram impedidos por causa da falta de pagamento da mensalidade ou por terem se associado ao clube após o prazo permitido, por exemplo.

Por volta das 21h, houve confusão de partidários com a Polícia na rua General Almério de Moura, em frente ao portão principal de São Januário. Apoiadores de Eurico Miranda já comemoravam a vitória e discutiram outros que apoiavam Roberto Monteiro. Também houve muito correria e tensão quando polícia tentou liberar o trânsito nas ruas e precisou usar spray de gás de pimenta para dispersar a multidão.

Fonte: ESPN.com.br