Com Ponte Preta e Joinville garantidos na Série A de 2015 e Vasco quase, outros 6 clubes brigam por 1 vaga; confira

Domingo, 09/11/2014 - 12:51
comentário(s)

A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro conheceu neste sábado o segundo clube que será promovido em 2015 e ficou muito perto de saber qual time será o terceiro. Após a Ponte Preta vencer o Bragantino fora de casa e se juntar ao Joinville como os já garantidos na Série A do ano que vem, o Vasco também se deu bem e colocou uma mão e meia em uma das vagas a quatro rodadas do fim. No Maracanã, o Cruz-Maltino derrotou o ABC, reencontrou o caminho das vitórias e alcançou 96% de chances matemáticas de acesso, de acordo com o matemático Tristão Garcia.

Com isso, praticamente sobra uma vaga para a Série A, o que afunilou a disputa. Na rodada anterior dez equipes ainda apareciam com chances de subir, mas os tropeços de Sampaio Corrêa, Luverdense e Náutico fizeram o trio dar adeus ao sonho do acesso segundo o matemático. Agora, são apenas seis no páreo, sendo três delas em melhor situação: Boa Esporte (30%) - o time mineiro, que antes tinha só 10% de chances, foi quem mais se beneficiou ao ganhar do América-RN fora de casa -, Atlético-GO (29%) e Avaí (22%).

Outros três correm por fora. O Santa Cruz, que empatou fora de casa com o Náutico, tem 14%, um por cento a menos do que tinha na rodada passada. Já Ceará e América-MG aparecem com chances remotas: o Vozão, que já foi líder da Série B no primeiro turno, após o empate em casa com o Atlético-GO ficou com só 7% de possibilidades matemáticas de subir para a Primeira Divisão; e o Coelho, que também tropeçou diante de sua torcida ao empatar com o Icasa, está com mínimos 2%.



Briga contra o rebaixamento

Na parte debaixo da tabela, a Portuguesa segue como a única equipe matematicamente já rebaixada. E o Vila Nova como outro virtual representante da Terceira Divisão em 2015. A vitória sobre o Paraná em casa em nada mudou sua situação, e os goianos seguem com 99% de risco de degola, segundo Tristão Garcia. Com praticamente restando duas vagas no Z-4, seis times estão na briga pela sobrevivência na Série B.

O América-RN, derrotado perante sua torcida para o Boa Esporte, está bastante ameaçado, com 75%. Oeste (41%), Icasa (32%) e Bragantino (31%) aparecem na sequência, seguidos de mais longe por Paraná (15%) e ABC (7%).



Fonte: GloboEsporte.com