Cardiologista diz que Everton Costa pode fazer atividades físicas leves, mas retorno ao futebol ainda depende de avaliação

Terça-feira, 04/11/2014 - 11:17
comentário(s)

Médico Gustavo Gouveia explica situação de Everton CostaDuzentos e dois dias depois de deixar São Januário de ambulância, Everton Costa ainda não poderá voltar aos gramados. Havia a expectativa de que a entrevista coletiva programada pelos médicos responsáveis pela recuperação do jogador, afastado do trabalho por um problema cardíaco, revelasse a programação do retorno dele aos treinos. Mas não foi o que ocorreu na manhã desta terça-feira, no CFZ.

De acordo com o cardiologista Gustavo Gouveia, Everton Costa não está liberado para voltar a jogar futebol. O vascaíno poderá, neste momento, apenas dar início a atividades físicas leves.

- Todos estão familiarizados com o que aconteceu com o Everton. Mas quero começar falando uma frase que talvez vá terminar com ela também. Neste momento, não está liberado para voltar a jogar futebol. Nesses seis meses teve ótima evolução, não teve arritmia, ficou assintomático, ou seja, sem sintomas, se sentiu normal nesses seis meses. Ele tem um desfibrilador que monitora o ritmo cardíaco, com isso temos certeza que não teve arritmia, isso fez com que o liberássemos para fazer atividade física leve, junto com a fisiologia do Vasco, com Clóvis (Munhoz) e comigo. Como vai se comportar com atividade física leve, dentro da academia, do departamento de fisiologia do Vasco, com esforço leve. Ao longo dos dias e das semanas, vai ser avaliado e vai aumentar de acordo como ele se comportar. Isso seria assim mesmo que não tivesse nada no coração, ele perdeu condicionamento aeróbico, muscular, vai fazer retorno leve e vai ser monitorado. Se se comportar muito bem e mostrar que pode ir aumentando, vamos fazendo isso com toda segurança - explicou o médico.

Gustavo Gouveia disse ainda que, neste momento, seis meses após a descoberta do problema no coração, não é possível afirmar se Everton terá condições de voltar a atuar como jogador profissional um dia.

- A volta dele aos campos não tem data, não está definida, não sabemos se vai acontecer. No momento, não sabemos. Isso vai depender das próximas semanas. Isso é decisão não só nossa, mas de outros profissionais que cuidaram do Everton nesse tempo, uma equipe grande, que foi consenso de vários médicos, baseado na experiência e na literatura médica, levando em conta que antes de atleta é ser humano. Temos que ter toda a consciência possível para que nada aconteça. Difícil dizer na medicina a chance de poder voltar, não voltar. Vamos fazer tudo da forma mais segura, nesse processo de recuperação, desejamos que vá bem. Vamos torcer que tenha progresso, mas nesse momento não está liberado. Está liberado para voltar à atividade física leve.

Ainda de acordo com o médico, o prazo de seis meses dado inicialmente era para esperar a evolução do quadro do atleta, o que ocorreu. E, por isso, Everton Costa poderá retomar as atividades físicas especiais no Vasco.

- Demos esse prazo inicial para que evoluísse, como evoluiu bem, e voltasse a fazer atividade física. Poderíamos dar dois meses de prazo e dois meses depois poderia ter uma arritmia, mas existem inúmeros jogadores no mundo fazendo atividade física com desfibrilador - afirmou.

Cabisbaixo, Everton Costa assiste às palavras dos médicosCabisbaixo, Everton Costa assiste às palavras dos médicos



Fonte: GloboEsporte.com