Auxiliar Marcelo Salles, 'voz' de Joel durante problema de saúde do treinador, trocou cargo de técnico do Nova Iguaçu por chance no Vasco

Quarta-feira, 01/10/2014 - 12:24
comentário(s)

Com os pés, Marcelo Salles não conseguiu alcançar a carreira vitoriosa do pai. Como brinca o preparador físico Ronaldo Torres, o auxiliar de Joel Santana "não jogou nada, mas diz que jogou". A carreira nos gramados foi curta, mas o interesse pelo futebol vem de berço. E no berço de um campeão do mundo numa das seleções mais marcantes do futebol brasileiro. Marcelo é filho de Marco Antônio, lateral-esquerdo do time de Pelé, Jairzinho, Tostão, Gerson e tantos craques da seleção canarinho que encantou o mundo no México. Fora das quatro linhas, o auxiliar preferiu interromper sua segunda experiência em carreira solo como treinador por gratidão a Joel Santana, que o adotou a partir da última passagem pelo Flamengo.

Formado em educação física, Marcelo Salles tem a breve carreira mais ligada ao rival até agora. Foram 10 anos como profissional de comissões técnicas na Gávea, desde ajudante da preparação física a auxiliar de treinador, como Andrade e o próprio Joel, em duas passagens pelo time rubro-negro. Fora do Flamengo, Marcelo também trabalhou com Américo Faria - era ele quem dava boa parte dos treinos no Boavista. No contato que teve com o filho de Marco Antônio, Joel aprovou a parceria e levou o pupilo para o Cruzeiro e o Bahia. Como treinador, Marcelo Salles teve experiências no Rio Branco, do Espírito Santo, e era o treinador do Nova Iguaçu neste ano, até aceitar o convite do Vasco para auxiliar Joel Santana. Foram apenas três partidas, com dois empates e uma vitória.

Quem trabalhou com Marcelo o descreve como uma pessoa muito organizada, com boa leitura de jogo e bom relacionamento no futebol. No Nova Iguaçu, tratou pessoalmente de arranjar amistosos na preparação para a Copa Rio com os quatro grandes do Rio. Torcendo pela recuperação de Joel, Andrade elogiou o auxiliar do veterano treinador.

- Apesar de ser jovem, o Marcelo tem muito conhecimento dentro do futebol. No Flamengo, ele trabalhou com vários treinadores. Ele gosta de trabalhar usando informática, sempre fazia no computador o que pedia para ele, em termos de posicionamento, de mostrar marcação. Está preparado para ajudar o Joel - comenta o técnico, que tinha Marcelo Salles como auxiliar na campanha do título brasileiro de 2009. Na época, o auxiliar chegou a motivar o grupo com um hit evangélico chamado "Conquistando o impossível".

De parceria recente, Ronaldo Torres, que começou a trabalhar com Joel há quase 20 anos no Botafogo, afirma que o treinador confia muito em Marcelo Salles. E revela que contou com a ajuda do auxiliar quando precisou assumir interinamente o time do Fluminense após a saída do técnico Muricy Ramalho em 2011.

- Quando o Muricy saiu só tinha eu para assumir o time. Mas eu nunca quis ser treinador e pedi ajuda para o Marcelo. Ele preparou tudo pra mim, preleção, apresentação. Não era funcionário do clube, mas só foi para me ajudar - conta Torres.

A partir do treino desta quarta-feira, Marcelo Salles deve começar a definir o time que entra em campo nesta sexta contra o Bragantino. Claro que a escalação será definida em conjunto com a comissão técnica e terá a última palavra do treinador Joel Santana, que pode ter alta do hospital durante o dia, mas segue inteirado sobre todos os passos da preparação do Vasco. Sempre com um campinho e as peças representando os dois times em mãos, Marcelo se aproxima constantemente de Joel durante os treinos e principalmente nas partidas.

- O Joel confia muito nele. É a voz do Joel nos treinos, agora nesses dias também. Ele vai ser um excelente treinador. É um cara muito organizado, bom de treinamento, tem boa visão de jogo, mostra isso no intervalo e no contato com o Joel, quando tudo bate no que ele está falando. Até falo para ele isso, mas peço para ele não se empolgar. E o Joel também brinca com ele: "Você está aprendendo bem com o Papai. Papai vai te ensinar tudo. Precisa melhorar ainda um pouco" - diz o preparador físico de Joel.



Fonte: GloboEsporte.com