Imprensa portuguesa cobre de elogios o ex-vascaíno Danilo, hoje no Braga

Quarta-feira, 01/10/2014 - 10:56
comentário(s)

Danilo deu outra dimensão ao miolo

BRASILEIRO FUNDAMENTAL A FAZER LIGAÇÃO AO ATAQUE

Após a primeira derrota no campeonato, averbada em Arouca, Sérgio Conceição promoveu a titularidade de Danilo por troca com Custódio e, ao que tudo indica, o jovem médio brasileiro merecerá a confiança do treinador no Estádio do Dragão. Com apenas 18 anos, o antigo jogador do Vasco da Gama custou 4,5 milhões de euros e não tardou em justificar o investimento.

Qualidade na marcação e inteligência a sair a jogar são apenas duas das suas características, mas o que quis mesmo Sérgio Conceição foi dar outra dimensão ao meio-campo, nomeadamente melhorar a ligação com o ataque. Os resultados estão à vista:empate na Choupana, com menos uma unidade, e 3-0 ao Rio Ave, o tal adversário que na época passada afastou os arsenalistas de duas finais.

Depois de uma época quase toda a correr atrás de Mauro, Custódio voltou a afirmar-se no onze arsenalista, só que viria a perder o comboio na 4.ªparagem. O português é um típico trinco que serve, essencialmente, para ajudar a fechar a defesa e que, em posse, privilegia a lateralização do jogo; já Danilo é um moderno pivô defensivo que dá equilíbrio na retaguarda e que também consegue ser um primeiro construtor de jogo. A verticalidade que ganha a equipa foi fundamental para que Sérgio Conceição lhe desse a titularidade.

No Dragão, já se sabe, vai ser preciso defender mais e o treinador deverá ter a ousadia para repetir a fórmula de sucesso das duas últimas jornadas, recusando a tentação de fechar o onze com Custódio.

Amigo de Talisca perto do Liverpool

Com apenas 17 anos, Danilo estreou-se pela seleção sub-20 e foi logo a revelação do Torneio de Toulon, onde teve Talisca como companheiro. Meio Mundo viu o Brasil jogar, e o Liverpool tentou logo contratá-lo. Os 3,5 milhões de euros ainda fizeram hesitar os dirigentes do Vasco. Noutro âmbito, Djavan fez ontem treino condicionado.




Fonte: Record