Preparador físico Ronaldo Torres explica treinamento na areia

Quarta-feira, 01/10/2014 - 03:18
comentário(s)

Responsável pelas atividades na tarde da última segunda-feira (29/09), o preparador físico Ronaldo Torres explicou a importância do treinamento físico realizado pela comissão técnica na quadra de areia do CFZ. Ronaldo destaca que além da resistência, os trabalhos estimularam a potência dos atletas.

- No caso das cordas elásticas, por exemplo, é aí que se trabalham as fibras rápidas dos atletas. Os atletas em jogos, treinamentos táticos e coletivos priorizam mais fibras de resistência e as de potência ficam para trás. De repente, na hora que é necessário utilizá-las, em um segundo tempo principalmente, aparece a lesão, pois pede-se para substituir a fibra de resistência elas não estão preparadas e rompem – explica Ronaldo Torres, que destaca também os diferentes movimentos trabalhados ao se pisar na areia.

- Na areia você não tem um piso firme, o cérebro não vê o que está chegando, ele percebe que chega, isso a gente chama de engrama, vai engramando no cérebro do atleta movimentos diferentes. Então quando ele faz o movimento no campo, o cérebro vai detectar o que está gravado, manda de volta e o jogador fica bem coordenado, com isso, o gasto energético é menor e a produção muito maior - destaca.

O meia Pedro Ken, que participou do treinamento junto com os demais companheiros de equipe, falou sobre a percepção que teve na areia.

- Cada preparador tem um método diferente, o Ronaldo procura trabalhar bastante a gente na areia. Um piso diferente, acaba prendendo bastante e faz se esforçar dobrado do que na grama ou em outro piso. É um treino que dá muita força e resistência. Espero que continue dando certo – ressaltou o jogador.

Fonte: Site oficial do Vasco